Notícias
Polícia
Detentos morrem após apresentarem sinais de intoxicação no Conjunto Penal Masculino de Salvador

Detentos morrem após apresentarem sinais de intoxicação no Conjunto Penal Masculino de Salvador

O incidente ocorreu no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS).

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Reprodução/Seap

Dois detentos do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), localizado no bairro da Mata Escura, identificados como Antônio Carlos Luz Santos e Lucas da Silva de Jesus, morreram nesta terça-feira (24) após apresentarem sinais de intoxicação. A suspeita é de que a intoxicação tenha sido causada pelo uso da droga K9, também conhecida como “droga que causa efeito zumbi”.

Cinco detentos teriam consumido a substância, mas apenas dois faleceram. Os demais informaram que obtiveram a droga com outros internos e confirmaram o uso da K9.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) informou que os cinco detentos passaram mal enquanto estavam na cela, sendo socorridos na Central Médica Penitenciária, situada no Complexo Penitenciário onde cumpriam pena.

Apesar do atendimento, um dos homens veio a óbito, e o outro precisou ser transferido para a UPA de Santo Inácio, mas também não resistiu. Os outros três detentos tiveram seus quadros estabilizados durante o atendimento na unidade médica e apresentam estado de saúde estável.

As drogas K, feitas a partir de canabinoides sintéticos, são muito mais potentes que a maconha comum, ligando-se aos mesmos receptores do cérebro, mas com efeitos até 100 vezes mais fortes. A DEA (Administração de Controle de Drogas dos Estados Unidos) alertou que essas substâncias também podem ser encontradas em cigarros eletrônicos. Desde 2018, os Estados Unidos enfrentam uma epidemia de drogas sintéticas. Seus efeitos são pouco conhecidos, mas incluem dependência, aumento da frequência cardíaca, ataques de raiva, paranoia, alucinações, convulsões, insuficiência renal, arritmias cardíacas e até morte.

A Polícia Civil informou que o Serviço de Investigação de Local de Crime (SILC) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado para investigar o ocorrido.

As instruções para remoção e investigação foram enviadas, e os laudos do DPT (Departamento de Polícia Técnica) deverão esclarecer a causa das mortes.

Tags

Notícias Relacionadas