Notícias
Mundo
Zuckerberg volta atrás e anuncia que "notas da comunidade" chegarão apenas no EUA

Zuckerberg volta atrás e anuncia que "notas da comunidade" chegarão apenas no EUA

Posteriormente a ação pode chegar aos demais países

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Meta

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, informou à Advocacia-Geral da União (AGU) que encerrará seu Programa de Verificação de Fatos independente nos Estados Unidos. A companhia planeja substituir o modelo atual por notas de comunidade, semelhante ao recurso utilizado pela plataforma X, de Elon Musk. A Meta afirmou que testará e aprimorará as Notas da Comunidade nos EUA antes de considerar a expansão para outros países.

A decisão foi comunicada após a AGU exigir explicações da Meta em um prazo de 72 horas, destacando a importância de combater a desinformação nas redes sociais. A AGU manifestou preocupação com o fim das parcerias com agências de checagem de fatos. Em resposta, a Meta garantiu que a mudança será inicialmente implementada apenas nos Estados Unidos.

Em um vídeo no Instagram, Zuckerberg explicou que a decisão foi motivada pela percepção de que as agências de checagem estavam tomando partido político. Ele defendeu a alteração da ferramenta como uma forma de garantir maior imparcialidade na verificação de informações.

Tags

Notícias Relacionadas