Vigília Pascal: Entenda o que celebra a data neste Sábado de Aleluia
A festividade acontece no último dia da Semana Santa e enaltece o aguardo pela ressurreição de Jesus
Foto: Divulgação/Paróquia Santa Mônica
A Igreja Católica promove neste sábado (19) a Vigília Pascal. A celebração é marcada por uma série de símbolos, como o uso de velas, a consagração do fogo e expressões de devoção, enquanto os religiosos aguardam a Páscoa — comemorada no domingo (20).
A Vigília Pascal integra o Tríduo Pascal — que corresponde aos três dias anteriores à Páscoa. O Tríduo tem início na Quinta-feira Santa, com a cerimônia do lava-pés. Em seguida, acontece a Sexta-feira Santa, com a recordação da Paixão e Morte de Cristo. O ciclo é concluído com a vigília na véspera da Páscoa.
A palavra “vigília” tem origem no latim e remete ao ato de permanecer desperto e vigilante. No âmbito da fé, é o momento em que os devotos se reúnem para orações e meditações. Geralmente ocorre durante a noite, com iluminação de velas, enquanto são proclamadas passagens das Escrituras.
Conforme estabelecido pela liturgia, a Vigília Pascal é composta por quatro partes principais:
* Liturgia da Luz: A consagração do fogo novo, que representa Cristo ressuscitado — a luz que guia o povo antes mergulhado na escuridão do pecado.
* Liturgia da Palavra: As leituras bíblicas, que revelam a intervenção divina em favor da humanidade, amada profundamente por Deus.
* Liturgia Batismal: A reafirmação das promessas do batismo, sinal da nova existência em Cristo, da qual os fiéis passam a fazer parte.
* Liturgia Eucarística: A celebração da Eucaristia, na qual Cristo se oferece como alimento, rememorando sua Páscoa (ressurreição).
Com duração média de quatro horas, em paróquias mais tradicionais a vigília geralmente tem início às 20h, para que seu término coincida com a transição do sábado para o domingo, permitindo que os fiéis saúdem a Páscoa reunidos na igreja à meia-noite.