Parlamento da Finlândia aprova adesão à Otan
O pedido de adesão foi aprovado por maioria ampla
Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (17), o Parlamento da Finlândia outorgou a petição do governo para que o país se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A autorização veio em meio a ameaças do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que prometeu que haveria uma "resposta" caso a Finlândia e a Suécia entrassem na organização.
"A expansão da infraestrutura militar para este território certamente causará nossa resposta. Vamos analisar o que será [a resposta] com base nas ameaças que serão criadas para nós", disse Putin, conforme a agência russa Tass.
O pedido de adesão foi aprovado por maioria ampla. De acordo com Matti Vanhanen, porta-voz do parlamento, 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 foram contra.
Através de um comunicado, a Casa Branca alega que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, irá receber na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para tratativas sobre a candidatura dos dois países à Otan.