Notícias
Mundo
ONU confirma 2024 como o ano mais quente já registrado

ONU confirma 2024 como o ano mais quente já registrado

Pesquisadores avaliam que o recorde de temperaturas globais foi causado pelo aumento contínuo das emissões de gases

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Ralf Vetterle/Pixabay

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou nesta sexta (19) que o ano de 2024 foi o mais quente já registrado, com base em seis conjuntos de dados internacionais. As temperaturas registradas ao longo do ano confirmaram que o ano passado foi o primeiro a superar 1,5 °C acima do período pré-industrial (1850-1900).

Os últimos dez anos estiveram todos entre os dez mais quentes, em uma série de temperaturas recordes.

“Embora um único ano de aquecimento superior a 1,5 °C não indique que os objetivos de temperatura de longo prazo do Acordo de Paris estejam fora de alcance, é um sinal de alerta de que estamos aumentando os riscos para as nossas vidas, economias e para o planeta”, alerta a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.

Os pesquisadores avaliam que o recorde de temperaturas globais registrado em 2023 e quebrado em 2024 foi causado principalmente pelo aumento contínuo das emissões de gases do efeito estufa, associado à alternância entre os fenômenos de arrefecimento La Niña e de aquecimento El Niño.

O relatório também indica uma série de dados que apontam recordes em outros indicadores de mudanças climáticas no ano de 2024, como o nível mais elevado nos últimos 800 mil anos de concentração atmosférica de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.

Tags

Notícias Relacionadas