Notícias
Mundo
Maduro toma posse para terceiro mandato como presidente da Venezuela em meio a acusações de fraude

Maduro toma posse para terceiro mandato como presidente da Venezuela em meio a acusações de fraude

Cerimônia contou com protestos contra o presidente

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse para o seu terceiro mandato consecutivo no país na manhã desta sexta-feira (10), em um evento que assim como todo o período eleitoral, foi motivo de diversos questionamentos sobre a veracidade e credibilidade do resultado das eleições venezuelanas.

Durante a posse, Maduro recebeu do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, a faixa e a medalha presidencial para assumir mais um mandato de seis anos. “O cidadão Nicolás Maduro Moros será empossado pela Constituição venezuelana original assinada pelo comandante Hugo Chávez”, disse Rodríguez.

A posse de Maduro ocorre após centenas de manifestantes contrários ao governo tomarem as ruas da capital em protesto. A oposição qualificou a posse do governante como “golpe de Estado”. Em comunicado, a principal coalizão opositora, a Plataforma Unitária, disse: “Com a usurpação do poder por parte de Nicolás Maduro (...), apoiado pela força bruta e desconhecendo a soberania popular expressa de forma contundente em 28 de julho passado, consumou-se um golpe de Estado. González Urrutia é quem deve ser empossado”.

Tags

Notícias Relacionadas