Notícias
Mundo
Igreja troca padre por IA de Jesus em confessionário de cidade na Suíça

Igreja troca padre por IA de Jesus em confessionário de cidade na Suíça

Mais de mil pessoas já interagiram com a inteligência artificial em cerca de dois meses Mais de mil pessoas já interagiram com a inteligência artificial em cerca de dois meses

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Divulgação

A Capela de São Pedro, na cidade de Lucerna, na Suíça, resolveu substituir o padre e adotar um avatar de inteligência artificial de Jesus Cristo para atuar no confessionário.

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian', o teólogo Marco Schmid disse que a ideia era ver e entender como as pessoas reagem a um Jesus de IA. "Sobre o que eles conversariam com ele? Haveria interesse em falar com ele? Provavelmente somos pioneiros nisso", afirmou.

Nomeado de “Deus in machina”, o projeto foi iniciado em agosto. Schmid e pesquisadores da Universidade de Lucerna trabalharam com textos bíblicos e teológicos para treinar a IA. Há uma tela do outro lado do confessionário e os fiéis conseguem ver o Jesus de IA respondendo às perguntas e dando conselhos. É possível optar por mais de 100 idiomas.

Mais de mil pessoas já interagiram com a inteligência artificial em cerca de dois meses de atuação da tecnologia e cerca de 70% dos usuários afirmaram ter vivido uma “experiência espiritual”. “Podemos dizer que eles tiveram um momento religiosamente positivo com esse Jesus de IA. Para mim, isso foi surpreendente“, avalia o teólogo. Outros afirmaram que a figura traz respostas superficiais e é difícil de manter uma conversa além do básico.

Tags

Notícias Relacionadas