Notícias
Mundo
Governo Trump lança site para afirmar que vírus da COVID-19 foi criado artificialmente pela China

Governo Trump lança site para afirmar que vírus da COVID-19 foi criado artificialmente pela China

O site substitui a antiga plataforma de apoio a vacinação

| Autor: Redação

Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo de Donald Trump lançou nesta sexta-feira (18) um novo site na plataforma oficial da Casa Branca, afirmando que o vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2, seria um patógeno artificial que vazou do Instituto de Virologia de Wuhan, na China. Intitulado “Lab Leak: The True Origins of Covid-19”, que traduzido seria "Vazamento de Laboratório: A Verdadeira Origem da Covid-19", o site substitui o antigo Covid.gov, que antes disponibilizava informações sobre vacinas e tratamentos, e agora acusa a gestão de Joe Biden de ocultar a teoria do vazamento para favorecer a narrativa de origem natural. A página alega que o vírus “possui uma característica biológica não encontrada na natureza” e que, se houvesse evidências de uma origem natural, “elas já teriam surgido”. A mudança reacende um debate de cinco anos sobre as origens da pandemia, que matou mais de 7 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A teoria do vazamento laboratorial não é nova, mas carece de consenso científico. Em janeiro de 2025, a CIA divulgou um relatório considerando “provável” a origem em laboratório, porém com “baixa confiança”, alinhando-se a posições do FBI e do Departamento de Energia, que apontam para Wuhan, mas divergem sobre o laboratório específico, segundo a Folha de S.Paulo. Já a OMS, em 2021, classificou a hipótese como “extremamente improvável”, reforçando em 2022 que a falta de dados da China torna as investigações inconclusivas.

A maioria dos cientistas sustenta que o vírus passou de animais para humanos no mercado de Huanan, em Wuhan, com estudos de 2023 identificando material genético de animais selvagens no local, conforme o Terra. No entanto, a Casa Branca critica a OMS, chamando sua resposta à pandemia de “fracasso absoluto” e acusando-a de ceder à pressão chinesa, de acordo com o O Dia.

O site também ataca o imunologista Anthony Fauci, ex-assessor médico de Biden, acusando-o de manipular a narrativa científica para descartar a teoria do vazamento, com base em um estudo de 2020, “A Origem Proximal do SARS-CoV-2”. A Casa Branca alega que Fauci e o Departamento de Saúde dos EUA obstruíram investigações do Congresso, além de questionar medidas como lockdowns e uso de máscaras

Tags

Notícias Relacionadas