Funeral do Papa Francisco será mais simples e terá duração de 9 dias
Francisco simplificou o próprio velório e será enterrado fora do Vaticano
Foto: Divulgação / Vaticano
O papa Francisco, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), decidiu ainda no ano passado simplificar os ritos referentes ao seu falecimento. Por tradição, o velório de um pontífice conta com diversos atos que duram 9 dias. Francisco decidiu ser enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano.
Segundo o Estadão, O papa renunciou à prática secular, onde o chefe da igreja é enterrado em três caixões interligados, feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Ao invés da maneira tradicional, o papa será enterrado em um caixão único de madeira revestido de zinco.
Francisco também aboliu o uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o velório, a prática foi utilizada pelos papas anteriores. Fiéis serão convidados a prestar homenagens a Francisco enquanto o corpo do papa ficará dentro do caixão, com a tampa aberta.
De acordo com o Vaticano, o papa também optou por um enterro na igreja e Santa Maria Maior, na cidade de Roma. A igreja era tradicionalmente frequentada por Francisco.