Extrema-direita vence eleições na Itália e abre caminho para Giorgia Meloni
Líder rejeita rótulo de 'fascista'. É a primeira vez que a direita assume o poder da Itália desde a segunda guerra mundial
Foto: Reprodução / Twitter
O resultado das pesquisas boca de urna aponta a vitória da coligação de direita composta pela sigla Irmãos da Itália, liderada por Giogia Meloni, nas eleições parlamentares realizadas no último domingo (25).
Ao todo, a coligação formada por 'Irmão da Itália', Liga, de Matteo Salvini, e Força, Itália, de Silvio Berlusconi, deve reunir 43,85% dos votos. Caso consiga a maioria das duas Casas, a aliança não terá a necessidade de negociar com outros blocos. Obtendo a maior votação, o partido 'Irmãos da Itália' poderá indicar Giorgia para o cargo de primeira-ministra.
É a vitória mais expressiva da direita italiana desde o fim da segunda guerra mundial. Antes disso, a Itália viveu sob o comando do líder fascista Benito Mussolini. Giorgia ainda será a primeira mulher a vencer governar o país. Apesar do seu partido manter alguns ideais do fascismo de Mussolini, a política rejeita o rótulo de fascista.