Notícias
Mundo
Conflito Israel-Palestina: Raízes e Repercussões

Conflito Israel-Palestina: Raízes e Repercussões

Entenda a escalada de violência e a origem desse confronto

| Autor: Lucas Vieira

Foto: AP Photo/Hassan Ammar

Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque devastador no sul de Israel, resultando na morte de mais de 1.200 civis, incluindo crianças e idosos. Os ataques, que envolveram execuções e sequestros de reféns, foram amplamente considerados crimes de guerra. Israel respondeu cortando serviços essenciais para Gaza e intensificando os ataques aéreos, resultando em milhares de mortes de palestinos, a maioria civis. 

AP Photo/Ohad Zwigenberg 

Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), essa guerra já conta com cerca de 42 mil palestinos mortos e mais de 96 mil feridos em Gaza, segundo o Ministério de Saúde palestino. Em Israel, contabiliza-se pouco mais de 1,2 mil mortos e cerca de 9 mil feridos, além de quase 100 reféns sob controle do Hamas, incluindo 33 corpos e 64 pessoas vivas. 

AP Photo/Hassan Ammar

Qual a origem desses povos?

Murilo Mello, professor de história, explica que o povo de Israel é chamado historicamente de hebreu, que ocuparam a Palestina muito antes do nascimento de Jesus, um hebreu de tradição judaica. Os hebreus têm origem semita, descendendo de Sem, filho de Noé. Curiosamente, os árabes, que incluem os palestinos, também descendem de Sem.

Já os palestinos ocupam a região da Palestina, que antes também era habitada pelos judeus, que saíram durante a diáspora no Império Romano. A partir dos séculos 6 e 7, os palestinos começaram a se estabelecer na região. Eles são considerados um povo árabe, que inclui não apenas aqueles nascidos na Arábia Saudita, mas também aqueles que professam o Islã e vivem no Oriente Médio.

Abraham Gutman

O que é o Hamas?  

O Hamas, fundado em 1987 na Palestina, é um grupo de resistência islâmica que surgiu após um incidente com um caminhão israelense. Enquanto alguns países o consideram um grupo terrorista, outros não compartilham dessa visão. O Hamas rejeitou os acordos de Oslo e continua a usar a força para combater o Estado de Israel, o que explica sua resistência a negociações pacíficas.

EPA-EFE/Mohammed Saber

Como surgiu o conflito?

O território da Palestina, anteriormente parte do Império Otomano, passou a ser administrado pelo Reino Unido após a Primeira Guerra Mundial. Nesse contexto, o movimento sionista incentivou a imigração de judeus para a região, culminando na criação do Estado de Israel em 1948, um ato que gerou forte resistência entre os árabes e os palestinos, que se sentiram deslocados e marginalizados.

BBC Brasil

Murilo afirma que “sempre existiu esse ódio do Hamas para com Israel desde a criação do Estado de Israel”. Ele também diz que o conflito entre Israel e o Hamas tem raízes profundas, com hostilidades existentes desde a criação do Estado de Israel em 1948. "O Hamas se opõe ao Estado israelense. Com o ataque de 7 de outubro, Israel lançou uma contra-ofensiva, utilizando sua agência de inteligência, a Mossad, para assassinar líderes do Hamas. A escalada do conflito também envolveu operações no Líbano e em Gaza, visando desarticular o grupo responsável pelo ataque".

Desde a fundação de Israel, o conflito tem sido contínuo. Diversas guerras, como a Guerra dos Seis Dias e a Guerra do Yom Kippur, consolidaram o domínio israelense na região. O sentimento de abandono internacional fomentou o surgimento do Hamas, um grupo que se opõe à existência de Israel e busca sua destruição por meio da violência, resultando em constantes ataques e represálias.

Israel conta com forte apoio dos Estados Unidos, enquanto a Palestina, apesar de respaldo popular em nações árabes, enfrenta divisões regionais que limitam sua força política e militar. O Hamas, por sua aliança com o Irã, é mal visto em algumas monarquias do Golfo, complicando ainda mais a dinâmica do apoio internacional ao conflito.

Qual a história e o que é a Faixa de Gaza? 

"A Faixa de Gaza, localizada na Palestina e próxima ao Egito, é uma região historicamente muçulmana. Após a criação do Estado de Israel em 1948, Gaza passou a ser dominada por Israel após uma guerra. Inicialmente administrada pelo Egito até 1967, a área permanece sob influência israelense. Predominantemente habitada por palestinos, Gaza é um bastião de resistência contra a ocupação israelense, com alguns grupos sendo considerados terroristas por diferentes entidades. O nome "Gaza" significa "forte" ou "resistente" em árabe", explica Murilo.

EPA-EFE/Mohammed Saber

O Estado de Israel deveria existir?

Murilo reflete sobre a história do povo judeu, que é marcada por perseguições e a busca por um lar. "O historiador geralmente sai pela tangente dessa pergunta, gente não cabe a gente responder isso, mas eu posso fazer uma reflexão, a pergunta poderia ser 'Onde deveria existir esse estado?' Pois eles se tornam um povo sem pátria, sem nação, espalhado, vivendo em gueto, né, sempre sofrendo, preconceito, excluído. Não posso afirmar que seria na Palestina".

AP Photo/Hassan Ammar

Tags

Notícias Relacionadas