Notícias
Esporte
Veja os campeões estaduais deste sábado (22) que já atuaram por Bahia ou Vitória

Veja os campeões estaduais deste sábado (22) que já atuaram por Bahia ou Vitória

Avaí e Ceará se sagraram vencedores de seus respectivos torneios

| Autor: Antonio Marzaro

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Neste sábado (22), tivemos a definição de alguns estaduais pelo Brasil. Dentre eles, os campeonatos cearense e catarinense. Todavia, com a final do Baianão se aproximando, trouxemos alguns jogadores que sagraram-se campeões hoje e já passaram por Bahia ou Vitória.

No campeonato cearense, o Ceará venceu o jogo de ida por 1x0 em cima do Fortaleza e segurou o empate de 1x1 na volta. O nome mais lembrado é do treinador Léo Condé, que garantiu o acesso para a elite do futebol brasileiro com o título da Série B de 2023 para o Leão da Barra, além do campeonato estadual de 2024. Dentre outros nomes, pelo Vitória, temos o goleiro Fernando Miguel, que jogou em 151 partidas entre 2014 e 2018 pelo Rubro-Negro. Curiosamente, o goleiro foi campeão cearense no ano passado pelo Laion. 

Já no lado tricolor, tivemos coroados campeões os zagueiros Marllon (emprestado por dois meses em 2019 pelo Corinthians e não jogou), Éder (formado em 2017 na base do clube com pouco aproveitamento no time profissional) e Marcos Victor (jogador do Esquadrão emprestado ao Vozão). Os maiores destaques vão para o lateral Matheus Bahia - também formado na base, com 117 jogos, 4 gols e 8 assistências pelo Tricolor, está emprestado para o Ceará - e o meia Lucas Mugni. O argentino chegou a Salvador em 2021 à custo zero do futebol turco e jogou até 2024, onde teve 98 partidas e anotou 8 gols e 8 assistências. 

No campeonato catarinense, Avaí e Chapecoense empataram os dois confrontos. O primeiro, na Arena Condá, terminou 2x2 e o segundo, na Ressacada, acabou 1x1. Como terminou a primeira fase à frente do adversário, o Leão da Ilha sagrou-se campeão e assumiu o posto de maior vencedor do torneio com 19 conquistas. Quando olhamos o elenco, o primeiro nome que vem é o técnico Enderson Moreira, que teve duas passagens pelo Bahia. A primeira, entre 2018 e 2019, em que treinou a equipe por 60 jogos, vencendo 21 jogos, empatando 21 e perdendo 18, e a segunda, em 2022, quando chegou à Salvador após vencer a Série B do ano anterior pelo Botafogo. Desta vez, o treinador fez 18 partidas e, curiosamente, venceu, perdeu e empatou 6 vezes em cada.

Entre outros, Marquinhos Gabriel teve uma passagem pelo Bahia em 2013, emprestado pelo Internacional, com 12 jogos e 5 gols pelo Tricolor e o zagueiro Wanderson, que atuou pelo Esquadrão entre 2019 e 2022, conquistando o Baianão de 2020 neste período. Pelo Vitória, somente o atacante Cléber. O jogador, natural do Engenho Velho da Federação, teve apenas 4 jogos entre 2018 e 2019, sem marcar um gol sequer. Na ocasião, ele veio emprestado pelo Barbalha, do Ceará.

Tags

Notícias Relacionadas