Tenista Bia Haddad conquista o melhor ranking da história do Brasil na WTA
Outra brasileira que subiu no ranking foi Luísa Stefani, nas duplas
Foto: Divulgação/Joma
Bia Haddad Maia se tornou a tenista brasileira mais bem posicionada no ranking mundial da WTA (Associação de Tênis Feminino, traduzido para o português). Nesta segunda-feira (13), ela apareceu na 12ª posição, após subir duas colocações por chegar a semifinal do WTA de Abu Dhabi com vitórias importantes, inclusive contra a cazaque Elena Rybakina.
Atualmente, Bia tem 2.285 pontos e tem como próximo objetivo chegar ao top 10. A atual número 10 é exatamente Elena Rybakina, derrotada por Bia na semana passada, com 2.860 pontos. Em 11º está Veronika Kudermetova, com 2.740. A líder é a polonesa Iga Swiatek, com 10.485 pontos, seguida por Aryna Sabalenka, com 6.100.
Nesta semana, Bia entra em quadra pelo WTA 500 de Doha, no Catar, e enfrentará na estreia a espanhola Paula Badosa. Ela também jogará nas duplas, com tcheca Maria Bouzkova. Elas encaram a chinesa Zhaoxuan Yang e a russa Vera Zvonareva na estreia.
Maria Esther Bueno
Representando o Brasil na categoria, Maria Esther Bueno foi uma das maiores da história, com 19 conquistas de Grand Slam entre os anos 1950 e 1960. Porém, a entidade, que organiza dos torneios femininos de tênis só foi criada nos anos 1970, já no fim da carreira dela. Por isso, Bia Haddad consegue um feito jamais atingido, apesar de ainda ter menos títulos que Esther Bueno.
Luisa Stefani sobe nas duplas
Com o título em Abu Dhabi nas duplas, Luisa Stefani subiu para 30ª posição no ranking mundial. Ainda está um pouco longe da melhor colocação dela, que já foi top 10.
Vale lembrar que ela ficou um ano sem competir entre setembro de 2021 e outubro de 2022 por causa de uma lesão, e assim perdeu a chance de pontuar em diversos torneios do ano passado. A medalhista olímpica, invicta há 19 jogos, já soma três títulos na temporada.