Paralimpíadas: atleta perde medalha ao deixar celular no barco durante prova
Caso aconteceu neste domingo (11)
Foto: Getty Images
O remador italiano Giacomo Perini perdeu sua medalha de bronze na prova do remo nos Jogos Paralímpicos de Paris após ter deixado um celular dentro do barco durante a prova neste domingo (01).
O atleta de 28 anos alegou que não utilizou o aparelho durante a prova. “Eles não me 'encontraram' simplesmente porque eu nunca usei o celular no barco. Dei o telefone ao júri para que eles pudessem ver que a última ligação era da noite anterior, com o psicólogo. As regras não dizem que você não pode trazer o telefone, mas que você não pode se comunicar”, explicou ele.
Entretanto, a organização da prova afirmou que é proibido ter equipamentos eletrônicos capazes de transmitir e receber informações. Mesmo o atleta tendo se justificado, ele foi desclassificado.
“O atleta italiano foi encontrado usando equipamento de comunicação durante a corrida, violando a regra 28 e o Apêndice R2, Estatuto da regra 28", dizia o comunicado divulgado pela organização dos jogos.
Com a eliminação de Perini, o pódio da prova teve o britânico Benjamin Pritchard levando o ouro, o ucraniano Roman Polianskyi com a prata e o australiano Erik Horrie com o bronze.
A Federação Italiana recorreu à decisão, mas não obtiveram sucesso. Ainda há a possibilidade de entrar com um pedido através do Conselho Executivo Mundial de Remo.