Paralimpíadas 2024: Brasil brilha com medalhas de prata no atletismo
Joeferson Marinho e Bartolomeu Chaves se destacam em Paris com conquistas importantes
Foto: Marcello Zambrana/CPB e Wander Roberto/CPB
Em um dia de surpresas nas Paralimpíadas de Paris, o brasileiro Joeferson Marinho recebeu uma medalha de prata inesperada nos 100m T12 após a desclassificação do turco Serkan Yildirim, que inicialmente conquistou o ouro. A decisão, anunciada com quatro dias de atraso pela Federação Internacional de Atletismo Paralímpico, elevou Marinho ao segundo lugar, atrás apenas do americano Noah Malone.
O britânico Zachary Shaw completou o pódio. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi oficialmente notificado sobre a alteração apenas nesta quarta-feira (04). "Sinto uma imensa gratidão por tudo que o senhor representou para mim e para tantos outros", comentou Marinho.
Outro destaque brasileiro foi Bartolomeu Chaves, conhecido como Passarinho, que conquistou a prata nos 400m T37. Em uma prova intensa, Passarinho precisou se jogar na linha de chegada para garantir sua medalha, terminando atrás apenas do russo Andrei Vdovin, que levou o ouro com 50s27. O brasileiro estabeleceu uma nova melhor marca pessoal de 50s39, superando suas expectativas após uma preparação prejudicada por uma inflamação no joelho. "Dei tudo o que eu tinha. Foi f***. Deu certo", disse.
Enquanto Marinho e Chaves brilharam no pódio, outros atletas brasileiros enfrentaram desafios em suas respectivas provas. Verônica Hipólito avançou para a final dos 100m T36 com a terceira melhor marca, enquanto Ariosvaldo Silva, conhecido como Parré, também avançou à final dos 100m T53 com o terceiro melhor tempo geral. Contudo, Suzana Nahirnei e Eduardo Pereira não conseguiram medalhas, terminando fora do pódio em suas provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, respectivamente.
As classificatórias das provas de 100m T11 e 100m T54 não foram favoráveis para os brasileiros, com Felipe Gomes e Daniel Mendes ficando fora das semifinais, e Jéssica Giacomelli, apesar de registrar sua melhor marca pessoal, não conseguindo avançar à final. Já Marcos Vinicius Oliveira ficou a apenas um posto da final dos 400m T12, encerrando sua prova em quinto lugar.