Lenda do tênis, Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos
Suiço revelou que disputará sua última competição na carreira este mês
Foto: Divulgação/ATP
Roger Federer anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira (15), após 24 anos de carreira como tenista profissional. Através de suas redes sociais, ele comunicou que a Laver Cup, de 23 a 25 de setembro, será seu último torneio oficial pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais, em português).
Aos 41 anos, o suiço vem atravessando uma temporada com muitas contusões e acabou resolvendo encerrar sua carreira: "Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios na forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à plena forma competitiva. Mas também conheço as capacidades e limites do meu corpo... Tenho 41 anos", disse Federer no Instagram.
A Laver Cup, evento organizado pela promotora do atleta, coloca frente a frente um time formado por tenistas europeus contra atletas do resto do mundo. Nesta ano, em Londres, o Time Europa terá Federer, Djokovic, Nadal e Murray, que estarão juntos pela primeira vez na história do evento, além de Tsitsipas, Ruud e mais um jogador a ser confirmado. O Time Mundo terá Auger-Aliassime, Fritz, Schwartzman, De Minaur, Tiafoe, Sock e mais um atleta.
Roger Federer encerra a carreira com 1251 vitórias e 275 derrotas. Foram 103 títulos sendo 20 de Grand Slam (oito de Wimbledon, um de Roland Garros, cinco do US Open e seis do Australian Open). Ele é o segundo jogador que ficou por mais tempo como número 1 no ranking da ATP, com um total de 310 semanas compreendidas entre 2004 e 2018.