Notícias
Esporte
Infantino promete igualar premiação das Copas do Mundo feminina e masculina

Infantino promete igualar premiação das Copas do Mundo feminina e masculina

Presidente da Fifa foi reeleito nesta quinta-feira (16)

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou nesta quinta-feira (16), que planeja pagar os mesmos valores a homens e mulheres pela participação nas próximas Copas do Mundo, masculina em 2026, e feminina em 2027.

"Precisamos lutar juntos para conseguir isso. Nossa ambição é que em 2026 e 2027 tenhamos pagamentos iguais para homens e mulheres", prometeu Infantino. A fala dele ocorreu no Congresso anual da Fifa realizado em Kigali, capital de Ruanda, onde ele foi reeleito como presidente da Fifa.

A Copa do Mundo Feminina de 2023 irá distribuir US$ 152 milhões entre prêmios e verba de preparação para as 32 seleções participantes na Nova Zelândia e Austrália. O valor é quase três vezes menor do que os US$ 440 milhões da Copa do Mundo dos homens, realizada no Qatar em 2022.

Infantino criticou patrocinadores e parceiros comerciais da entidade, que, segundo ele, oferecem valores 100 vezes menores para o Mundial Feminino, em comparação com o Masculino. 

"As empresas oferecem um valor para a Copa do Mundo e outro, 100 vezes menor, para a Copa de mulheres. Isso é normal? Ao mesmo tempo, somos criticados por pagar menos para as mulheres. Se as ofertas fossem 15% menores, 20% menores, a Fifa conseguiria compensar. Mas 100 vezes menos?", questionou.

O presidente ainda anunciou a criação de um departamento comercial e de marketing dedicado exclusivamente ao futebol feminino. Ele avisou que a entidade está disposta a não aceitar propostas que não atingirem um patamar aceitável pelos torneios femininos, além da Copa do Mundo.

"Elas merecem mais, e nós vamos lutar por elas. Estamos confiantes de que vamos conseguir", projetou.

Tags

Notícias Relacionadas