Notícias
Esporte
Salvador e Itaparica sediam festival paralímpico neste sábado

Salvador e Itaparica sediam festival paralímpico neste sábado

Atividades gratuitas vão reunir crianças em diversas modalidades

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Unijorge

Salvador e Itaparica vão sediar, no sábado (20), o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O torneio, que será disputado entre 8h e 12h, é gratuito e promovio pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em Salvador, o festivel será realizado na Unijorge, campus Paralea, onde funciona o primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia. Em parceria com o CPB, o local oferece estrutura para treinar jovens talentos paralímpicos.

Em Itaparica, as competições ocorrerão na quadra poliesportiva municipal.

Durante o festival, pessoas com deficiência e sem deficiência (até 20% do total), de 7 a 17 anos, vão vivenciar quatro modalidades esportivas paralímpicas: bocha, vôlei sentado, futebol de 5 e goalball. Na programação não haverá competição e as atividades serão apresentadas em formato de circuito de 30 minutos. Na Unijorge, vão participar mais de 100 atletas e alunos inscritos no Centro de Referência Paralímpico da Bahia e também de instituições parceiras.

Segundo o coordenador Técnico do CPB na Bahia, Virgílio Leiro, a meta para este ano do festival é atender 16 mil jovens em sedes pelo país. Na Bahia, de acordo com ele, serão cerca de 300 participantes por núcleo. “Esta é uma iniciativa para trazer visibilidade para o esporte paralímpico de forma lúdica e divertida e valorizar nossos alunos e atletas”, diz Leiro.

Estudantes do curso de educação física da Unijorge, que atuam no Centro de Referência Paralímpico, serão monitores para auxiliar nas atividades do festival. 

Sobre o Centro de Referência Paralímpico da Bahia

O primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia é uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Unijorge, para apoio e incentivo de práticas esportivas e desenvolvimento de pessoas com deficiência de 7 a 17 anos.

No local são realizados treinamentos para formação de atletas nas modalidades de atletismo, bocha e badminton. Para o atendimento, o centro tem atuação de alunos e professores de cursos da instituição e conta com a estrutura dos principais laboratórios da Unijorge, como o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e da quadra poliesportiva do curso de educação física. 

 

Tags

Notícias Relacionadas