Ex-árbitro é preso em operação contra apostas esportivas; entenda
Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros
Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Goiás, com a Polícia Civil da Paraíba, organizaram a operação "Jogada Marcada" que apura um esquema de manipulação de resultados em partidas de confrontos nacionais e internacionais. Na manhã dessa quarta-feira (9), os agentes prenderam um ex-árbitro de futebol em João Pessoa, capital da Paraíba.
As partidas analisadas incluem jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Nacional da Angola, na África.
Dguerro Batista Xavier é o árbitro preso na operação. Ele já tinha sido afastado de sua função desde a deflagração da Operação Cartola, em 2018, que investigou fraudes e manipulações no futebol paraibano. Entretanto, mesmo afastado, ele ainda mantinha contatos no meio esportivo, atuando como árbitro amador.
Segundo a Polícia Civil, Dguerro fazia parte de um grupo conhecido nas redes sociais como “Árbitros da Propina”, que seria formado por árbitros envolvidos em esquemas de manipulação de partidas.
A Operação “Jogada Marcada” teve alvos em seis estados brasileiros. Ao todo, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, sendo um deles cumprido na capital paraibana.