Copos plásticos de água distribuídos na São Silvestre serão reciclados
Evento deve atingir resíduo zero de material plástico com a ação
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os copos plásticos de água que estão sendo distribuídos para os participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, neste sábado (31), na capital paulista, serão reciclados. O plástico vai ser transformado em cadeiras e mesas que serão doadas para escolas. Este é o terceiro ano da ação, que é resultado de uma parceria com o Movimento Plástico Transforma com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.
Ao longo dos 15 quilômetros (km) de percurso da corrida, que iniciou às 8h05, são distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, serão descartados nas vias.
Uma equipe contratada pelo Movimento coletará as embalagens, que vão ser transportadas para uma unidade de reciclagem, onde acontecerá a fabricação da matéria-prima plástica e que, posteriormente, dará origem a novos produtos.
Com a ação, o evento almeja atingir resíduo zero de material plástico, ou seja, nenhum copo ser transportado aos aterros sanitários. Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público.
A estimativa da organização da corrida é de cerca de 32 mil inscritos. O fornecimento de água é essencial para a hidratação dos atletas e a embalagem plástica é a mais apropriada para o corredor ingerir o líquido de forma rápida e segura.
Em 2021, a ação produziu 1,2 mil caixas organizadoras que ajudaram mais de 6 mil alunos de escolas públicas em São Paulo. Em 2019, as embalagens foram transformadas em 1,8 mil lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior do estado.