Brasileiro vence chinês vice-líder do ranking e vai à final inédita na Copa do Mundo de tênis de mesa
Hugo Calderano, que foi destaque nas Olimpíadas de Paris em 2024, se tornou primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a alcançar a decisão
Foto: Reprodução/ITTF
O brasileiro Hugo Calderano alcançou a final inédita da Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, na China. Na última madrugada, o atleta de 28 anos venceu de virada o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, por 4 a 3. Com a vitória na semifinal, o número 5 do mundo se tornou o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia ou da Europa a disputar a decisão de uma Copa do Mundo.
"Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vou com tudo para a decisão. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo", exaltou Calderano, que já havia garantido uma medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo ao vencer nas quartas de final o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking mundial. Com a vitória neste sábado, o brasileiro subiu ao menos mais um degrau no pódio. Ele vai brigar pelo ouro contra o vencedor do duelo entre os chineses Lin Shidong (1º do ranking) e Liang Jingkun (4º), que medem forças ainda neste sábado.
Hugo vem de cinco vitórias consecutivas nesta Copa do Mundo - venceu o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º) e o japonês Tomokazu Harimoto (3º) antes do duelo com Wang Chuqin. Esta é a sexta edição de Copa do Mundo disputada pelo brasileiro. Até então, o melhor resultado dele era as quartas de final de 2019: "Chegar à semifinal e garantir uma medalha já era um feito incrível para o tênis de mesa brasileiro. Agora, ainda maior, eliminando os números dois e três do mundo. Espero inspirar muitos jovens que estão começando a jogar tênis de mesa e qualquer outro esporte a seguir em frente", disse Hugo.
A final será disputada no domingo, às 9h15 (de Brasília), com transmissão da "CazéTV", no YouTube.