Notícias
Esporte
Bahia tem mais de 94% de chance de acesso à Série A, apontam pesquisas

Bahia tem mais de 94% de chance de acesso à Série A, apontam pesquisas

De acordo com o site Chance Gol, a projeção é de 97,2%; a Universidade Federal de Minas Gerais aponta 94,4% de probabilidade de retorno à elite do futebol nacional

| Autor: Millena Marques*

Foto: San Junior / Divulgação

Com os três pontos conquistados em cima do Vasco no último domingo (28), o Esquadrão segue empenhado para conquistar o acesso à Série A do Brasileirão. A próxima tarefa da equipe comandada por Enderson Moreira é nesta quarta-feira (31), contra a Ponte Preta, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, São Paulo.

Na vice-liderança da Segundona, o Esquadrão tem 97,2% de probabilidade de acesso, de acordo com os números do site Chance Gol. Com 47 pontos, nove a mais que o Londrina, primeira equipe fora do G-4, o Bahia tem uma boa vantagem, que pode ser ampliada na 27ª rodada da competição.

Além dos dados do Chance Gol, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em análises estatísticas do futebol brasileiro, projetou 94,4% de chances de acesso do Tricolor no momento atual. O levantamento da instituição calcula que cinco vitórias - sem contar a probalidade de empates - são necessárias para o Bahia voltar à elite do futebol nacional. 

Até o fim do campeonato, o Esquadrão jogará mais 12 partidas, sendo cinco na Arena Fonte Nova, o que traz segurança para a torcida tricolor. Como segundo melhor mandante da competição, o time baiano será visitado por Tombense, Operário, Brusque, Vila Nova e Guarani. 

Ganhando as cinco partidas calculadas pela UFMG, o Bahia chegaria a 62 pontos, uma pontuação confortável, já que, desde 2006, o CSA foi o único clube que não conseguiu o acesso com este número. O episódio aconteceu em 2021, quando a equipe alagoana terminou em 5º lugar. 

Ponte Preta x Bahia

Jogando no Moisés Lucarelli, o Bahia conta com um histórico positivo contra a Ponte Preta. São cinco jogos sem perder como visitante neste confronto - o que equivale a uma invencibilidade de 14 anos. 

O time baiano não visita o Alvinegro paulista desde 2017, quando venceu a Macaca por 3 a 0, em partida válida pela Série A do Brasileiro. A última disputa entre as equipes aconteceu neste ano, na Arena Fonte Nova, pela Segundona. Na ocasião, o Bahia garantiu os três pontos com um triunfo de 2 a 1. 

Diferente do Bahia, a Ponte Preta ocupa o outro lado da tabela da Segundonda. Com 33 pontos, a Macaca é a 12ª colocada e tem apenas 2,8% de probabilidade de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, de acordo com o levantamento da UFMG. 

Para a partida desta quarta-feira (31), o técnico Enderson Moreira não terá à disposição o zagueiro Luiz Otávio e o lateral esquerdo Matheus Bahia. A tendência é de que o jovem defensor Gabriel Xavier e o ala Luiz Henrique fiquem com as vagas.  

*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas