Bahia perde para o Fortaleza de virada e está rebaixado para a Série B
Esquadrão amarga rebaixamento e volta a Segundona após cinco anos
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Em jogo realizado na noite desta quinta-feira (9) pela 38 rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia perdeu de virada para o Fortaleza, por 2 a 1, e está rebaixado para a Série B.
Todos os gols da partida foram marcados de pênalti. Rodriguinho marcou o gol do Bahia, enquanto Wellington Paulista e Yago Pikachu fizeram os gols da equipe cearense.
Com o resultado, o Bahia terminou a competição em 18° lugar e com 43 pontos. O Esquadrão jogou a Segundona pela última vez em 2016.
O jogo
Empurrado pelo seu torcedor, o Fortaleza se fazia mais presente no campo de ataque. A equipe tinha a posse da bola, mas não conseguia criar grandes jogadas garças ao sistema defensivo do Bahia que estava bem postado.
Os dois times pouco criavam na partida. Do lado do time baiano, a equipe fazia o possível para segurar o jogo e aproveitar as oportunidades.
E a chance do Esquadrão veio aos 20 minutos. Marcelo Boeck saiu mal do gol e acertou Gilberto ao tentar acertar a bola. O arbitro marcou pênalti. O camisa 9 ficou mais de cinco minutos caído no chão e saiu de maca. Com isso, Rodriguinho foi para a bola e abriu o placar.
Alguns minutos depois Gilberto chegou a balançar a rede, mas ele estava em posição de impedimento.
Quando parecia que o Esquadrão iria terminar o primeiro tempo vencendo, Matheus Bahia cometeu um pênalti infantil em Yago Pikachu, já aos 50 minutos. Wellington Paulista foi pra bola e deixou tudo igual.
Veio a segunda etapa e Vojvoda fez mudanças na equipe em busca do triunfo. O Fortaleza estava mais presente no campo de ataque.
Já o Bahia tentava sair nos ataques rápidos. Para matar a partida. Entretanto a equipe pouco conseguia criar.
Os donos da casa pressionavam e tiveram boas chances com Éderson e Oswaldo.
Mas o lance capital do segundo tempo acabou sendo decidido no VAR. Aos 29 minutos, David chutou e a bola bateu no braço de Conti. O árbitro revisou o lance no vídeo e assinalou mais uma penalidade. Yago Pikachu foi pra bola e virou o jogo.
A situação do Esquadrão ficou ainda pior já que no Sul o Juventude marcou contra o Corinthians.
O Bahia se lançou ao ataque sabendo que precisava virar o jogo. Entretanto o time não conseguiu o resultado que salvaria a equipe e a torcida acabou amargando a derrota e junto com ela o rebaixamento para a Série B.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
Cartões amarelos: Marcelo Boeck, Matheus Vargas e Yago Pikachu (Fortaleza) / Raí Nascimento (Bahia)
Gols: Rodriguinho aos 24' do 1°t (Bahia) / Wellington Paulista aos 51' do 1°t e Yago Pikachu aos 33' do 2°t (Fortaleza)
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Titi e Marcelo Benevenuto; Felipe (Éderson), Yago Pikachu, Matheus Vargas (Lucas Lima) e Matheus Jussa; David, Osvaldo (Bruno Melo) e Wellington Paulista (Igor Torres). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick (Ronaldo César), Edson (Rodallega) e Rodriguinho (Daniel), Raí e Juninho Capixaba (Lucas Mugni); Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.