Atletas brasileiros desfilam na abertura das Olimpíadas de Paris
Pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura das Olimpíadas foi realizada no rio Sena, com Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann conduzindo a bandeira do Brasil em um barco
Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigie
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira foi marcada por uma inovação histórica: a bandeira do Brasil foi conduzida por Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann em um barco pelo rio Sena. Esta foi a primeira vez que a cerimônia de abertura não ocorreu em um estádio, mas sim ao longo das águas do rio, em um percurso que passou por marcos famosos como a Torre Eiffel e a catedral de Notre-Dame.
O Brasil desfilou como o 29º país, seguindo a ordem alfabética tradicional. O trajeto de seis quilômetros levou os atletas do barco brasileiro através de pontos icônicos da cidade, encerrando o desfile com a delegação do país-sede. A cerimônia contou com 205 delegações viajando em 85 barcos, apoiadas por mais de 20 mil profissionais, e teve uma audiência estimada em 320 mil pessoas.
O barco brasileiro, com capacidade para 144 pessoas, transportou 50 atletas de 16 esportes diferentes, além de membros da equipe de apoio. O rugby foi o esporte com mais representantes, levando 14 atletas, incluindo a própria Raquel Kochhann. Apesar da ampla delegação brasileira de 277 atletas, muitos escolheram não participar da cerimônia para se concentrar nas competições que começam no fim de semana.
Lista dos 50 atletas brasileiros no barco:
- Atletismo: Caio Bonfim, Gianetti, Hygor Gabriel, Max Batista, Lívia Avancini
- Badminton: Ygor Coelho
- BMX Freestyle: Gustavo Balaloka
- BMX Racing: Paola Reis
- Boxe: Caroline, Jucielen, Michael Douglas
- Canoagem: Isaquias Queiroz
- Ciclismo Mountain Bike: Ulan Galisnki
- Esgrima: Guilherme Toldo, Mariana Pistoia
- Handebol: Barbara Arenhart, Samara Vieira, Ana Claudia Bolzan
- Hipismo Adestramento: João Oliva
- Hipismo Saltos: Rodrigo Pessoa, Pedro Venis, Stephan Barcha
- Judô: Kathlen, Leonardo, Bianca dos Santos Silva
- Rugby: Bianca dos Santos Silva, Gabriela de Farias Lima, Gisele Gomes dos Santos, Luiza González da Costa Campos, Marcelle da Cruz de Souza, Mariana Nicolau da Silva, Marina Fioravanti Costa, Milena Batista Mariano Silva, Raquel Cristina Kochhann, Thalia da Silva Costa, Thalita da Silva Costa, Yasmin Luiz de Lima Soares, Isadora Lopes de Souza, Leila Cassia dos Santos Silva
- Tênis de Mesa: Guilherme Teodoro, Leonardo Isuka, Laura Watanabe
- Vela: Bruno Lobo, João Bulhões, Marina Arndt, Gabriella Kidd, Bruno Fontes
- Vôlei de Praia: Evandro Gonçalves, Arthur Diego Mariano Lanci, Carol Solberg, Bárbara Seixas
Quem são os porta-bandeiras brasileiros em Paris
Isaquias Queiroz, destaque da canoagem, está em busca de se tornar o primeiro brasileiro a conquistar seis medalhas olímpicas, após já ter ganhado quatro medalhas em Jogos anteriores. Raquel Kochhann, capitã da seleção feminina de rugby de sete, está participando de sua terceira Olimpíada. Após vencer um câncer de mama e passar por cirurgia, Kochhann retornou ao esporte em alto nível e considera Queiroz uma grande inspiração.
O Brasil teve 22 porta-bandeiras diferentes ao longo de sua história olímpica de 100 anos, com Sylvio de Magalhães Padilha e João Carlos de Oliveira sendo os únicos a carregar a bandeira em duas edições. A participação brasileira foi interrompida em 1928 devido a uma crise econômica e nos Jogos de 1940 e 1948 em razão da Segunda Guerra Mundial.