Sindicatos de jornalistas entrarão com ação contra Globo por demissão em massa
Segundo a emissora, as dispensas acontecem como "parte do processo de transformação" da empresa
Foto: Reprodução/TV Globo
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) informou que enviou um ofício à Globo cobrando uma reunião em caráter de urgência para tratar das recentes demissões de jornalistas na emissora.
Em paralelo, sindicatos e entidades que representam jornalistas e radialistas planejam ações judiciais conjuntas para barrar as dispensas, além de abrir um canal de comunicação com a empresa da família Marinho. Segundo a emissora, as demissões acontecem como "parte do processo de transformação" da companhia. Os profissionais, no entanto, não aceitam o argumento.
De acordo com a o sindicato nacional, representantes da categoria no Rio de Janeiro realizavam uma assembleia de campanha salarial para profissionais de rádio e TV quando as demissões começaram na capital fluminense.
“Não basta realizarmos as notas de repúdio contra as demissões. Iremos nos organizar com a categoria para resistir coletivamente às demissões e garantir dignidade a todas e todos os profissionais da Globo”, afirma Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.