Notícias
Entretenimento
São João: expectativa de faturamento é alta para o comércio baiano

São João: expectativa de faturamento é alta para o comércio baiano

Após dois anos sem a tradicional festa, produtoras de licor e comidas típicas estão otimistas com as vendas em 2022

| Autor: Millena Marques*

Foto: Divulgação/Reprodução/Instagram

O São João é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros. A boa música, o clima aconchegante e as comidinhas típicas tornam as festas juninas em celebrações propícias para sair da rotina e escapar de dietas regradas. Na mesa dos arraiás, pratos aparentemente bonitos e saborosos são o centro das atenções: bolos de diversos sabores, mungunzá, arroz-doce, pé-de-moleque, licores, pamonha e canjica não podem faltar. 

Além de ser um momento celebrativo, a tradicional festa junina influencia o movimento financeiro na cadeia da economia de serviços e comércios do estado baiano. De acordo com um estudo da Federação do Comércio do Estado da Bahia, feito pelo consultor econômico Guilherme Dietze, apesar do aumento de preços acima da inflação geral, o período festivo deve ajudar positivamente o faturamento dos comerciantes.

A doceria Deli Diet, que trabalha com produtos juninos sem açúcar há cinco anos, tem uma boa expectativa para as vendas deste ano. "Começamos a produzir recentemente bolo de laranja. A cada ano, vamos inovando com mais opções para os clientes. Apesar de muita gente viajar, somos uma marca consolidada no mercado, muitos clientes encomendam para poder levar de viagem. Neste ano, a demanda é maior do que nos outros", afirmou Mércia Barreto, idealizadora da empresa. 

Mesmo com a alta nos preços das matérias-primas, a criadora da Deli Diet informou que os valores das guloseimas não sofreram reajustes. "Os produtos utilizados na fabricação tiveram um alta bastante considerável. Neste período (junino), os produtos em si sofrem esse aumento. Procuramos não repassar esse aumento e manter os nossos preços, apesar de ser bastante difícil", finalizou.

Divulgação

A expectativa também é alta para Edna Resch, fundadora da marca de licor Vó Nieta, que conta com mais de 140 sabores da bebida artesanal. "A expectativa é muito boa. Tenho cliente fidelizado há 20 anos, graças a Deus. O povo está muito animado para as festas. Para mim, o aumento de vendas foi de 50% em relação aos anos anteriores. Acho que o pessoal se guardou para este momento, não gastou o dinheiro com nada. Estou muito otimista", disse ela.

O licor artesanal é a marca registrada da Vó Nieta, mas o negócio familiar também envolve outros produtos juninos, como cocadas, queijadinhas de massa, mungunzá e bolos de diversos sabores. "Na véspera da festa, nós também fornecemos cestas com comidas da ceia do São João. Trabalhamos o ano inteiro. Como são muitos sabores, trabalho com tudo muito pouco, mas com observância criteriosa na questão de higiene, qualidade e apresentação", completou Edna.

Reprodução/Instagram

Localização

Deli Diet: Hotel do Riviera Premium, na Rua Professor Oséas Santos 885, em Amaralina, Salvador

Vó Nieta: Rua Rio Nedro, 216, Monte Serrat, Cidade Baixa, Salvador

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas