IBGE aponta que homens brancos ganham mais que mulheres negras em Salvador
"Dentre as pessoas brancas, os homens têm maior rendimento. Depois, as mulheres brancas ou homens negros, e por último as mulheres negras"
Foto: Reprodução
A pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE apontou que Homens Brancos ganham mais que Mulheres Negras em Salvador por uma diferença de 64,1%. Os dados foram coletados ainda em 2022, mas foram divulgados somente nesta quarta-feira.
Os dados apontam uma diferença de 55,3% entre os salários de pessoas brancas e pardas no geral, que cresce quando comparado a pessoas brancas e negras (62%), e há ainda diferenças quando a diferença de gêneros é adicionada à equação.
O que significa que enquanto o salário médio de um homem é de R$1.018 reais, o de uma mulher é de R$983,00. De acordo com o Correio, o salário médio de um homem branco sobe para 1.462,00 reais. Mas se a mulher for negra ou parda, o salário médio dela cai para 891,00 reais.
Embora as mudanças estejam acontecendo, a supervisora de disseminação do IBGE, Mariana Viveiros aponta que elas não estão acontecendo pelos motivos certos. “muito em função do não avanço e da queda no valor do rendimento dos homens, e não pelo crescimento das mulheres. [...]Dentre as pessoas brancas, os homens têm maior rendimento. Depois, as mulheres brancas ou homens negros, e por último as mulheres negras”