Gigante da música, Gilberto Gil completa 80 anos
Cantor baiano é autor de clássicos da música brasileira, como Domingo no Parque, Refazenda e Realce
Foto: Reprodução / TV Globo
Um dos maiores nomes da história da música brasileira, o cantor Gilberto Gil completa 80 anos neste domingo (26). O artista chega a oito décadas colecionando sucessos e fazendo parte da Academia Brasileira de Letras.
Gil começou a trilhar a carreira musical na década de 1960. Em 1967, o cantor tirou o segundo lugar do Festival da Música Popular Brasileira, com a canção Domingo no Parque, um dos maiores sucessos da sua carreira. Nos anos seguintes, Gil encabeçou, ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Nara Leão e Os Mutantes o movimento cultural conhecido como Tropicalismo. Gilberto também se exilou em Londres com Caetano.
De volta ao Brasil, nos anos 1970, Gilberto Gil lançou álbuns clássicos como 'Expresso 2222', 'Refazenda', 'Refavela', 'Ogum Xangô', com Jorge Ben. Na década seguinte, Gil se dedicou ao pop e chegou a ser eleito vereador de Salvador, assumindo o mandato em 1989. Na época, o artista, que era filiado ao PMDB, chegou a ser cotado como candidato a prefeito, mas teve sua candidatura barrada. A vida política de Gil também expandiu quando o artista baiano foi ministro da Cultura durante o governo Lula.
Na página mais recente da sua longa trajetória, Gil tomou posse, em abril deste ano, da Academia Brasileira de Letras. O cantor ocupa a cadeira número 20.