Notícias
Entretenimento
Como aproveitar o Dia dos Namorados sendo solteiro (a); confira

Como aproveitar o Dia dos Namorados sendo solteiro (a); confira

A psicoterapeuta transpessoal sistêmica Nicole Ornellas Nunes deu dicas de como se divertir na data comemorativa

| Autor: Millena Marques*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

A terceira melhor data para o comércio brasileiro, de acordo com a BBC News Brasil, em 2018, o Dia dos Namorados foi instituído no país com o objetivo de melhorar as vendas no mês de junho. A ideia da comemoração foi proposta pelo publicitário João Doria, pai do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Doria Júnior. 

O objetivo inicial da data comemorativa, que é celebrada neste domingo (12), é comercial. No entanto, desviando o foco da finalidade lucrativa, o dia é oportuno para demonstrações de amor, troca de afeto e presentes, passeios românticos e declarações repletas de sentimento - para os comprometidos. 

Se para alguns, o Dia dos Namorados propõe sensações aconchegantes, para outros, a data pode proporcionar 'gatilhos'. De acordo com a psicoterapeuta transpessoal sistêmica Nicole Ornellas Nunes, muitas pessoas são afetadas por criarem expectativas sobre relacionamentos no dia 12 de junho. 

"O Dia dos Namorados é uma data estreitamente comercial, mas, para muitos, traz uma sensação de tristeza e melancolia por não ter 'alguém' para comemorar esse dia. Acabam potencializando o dia 12/6, criando expectativas que, quando não alcançadas, terminam em grandes frustrações, a TAL DEPRÊ!", disse a profissional. 

Nicole afirma que a data precisa ser vivenciada com naturalidade, sem pressão. "Procure fazer coisas que te tragam a verdadeira alegria a longo prazo. Não vincule seu bem estar/felicidade a ter 'alguém'. As pessoas surgem na nossa vida para somar. Relacionamentos onde a base é feita de carência afetiva tendem a não vingar e, futuramente, cria-se uma dependência emocional no seu parceiro(a)", explicou.

Além disso, a psicoterapeuta apresentou formas de aproveitar o dia como qualquer outro do calendário. Curtir sua própria companhia foi a dica primordial passada por Nicole. 

"Vá a um bom restaurante, barzinho, saia com os amigos e aproveite esse dia da melhor forma, caso prefira algo mais light, assista um filme, abra um bom vinho e curta sua própria companhia, afinal, essa é a que mais precisa de atenção", continuou.

As redes sociais são o principal palco para declarações amorosas em datas comemorativas. De uma forma potencializada, textos, imagens e vídeos são publicados no Dia dos Namorados e podem gerar sensações de tristeza e melancolia em algumas pessoas.

Nicole orienta aos usuários a não fugir das situações.  "Fugir nunca é a melhor saída, para nenhum problema. Mas, se realmente a pessoa estiver com algum trauma recente, ansiosa, tendo crises em um estado agudo, é indicado evitar. Caso fuja do controle, busque ajuda de um profissional", concluiu. 

Nicole Ornellas Nunes
Psicoterapeuta Transpessoal Sistêmica

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes
 

Tags

Notícias Relacionadas