Notícias
Entretenimento
Aos 98 anos, morre a escritora paulista Lygia Fagundes Telles

Aos 98 anos, morre a escritora paulista Lygia Fagundes Telles

Lygia era integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 80

| Autor: Redação

Foto:  Reprodução/Divulgação

Ícone da literatura brasileira e integrante da Academia Brasileira de letras (ABL) desde da década de 80, a escritora Lygia Fagundes Telles morreu na manhã deste domingo (3), em São Paulo, aos 98 anos. De acordo com Juarez Neto, da ABL, a escritora faleceu de causas naturais, em casa.

Ao longo de sua carreira, Lygia colecionou diversos prêmios, tais como Camões (2005) e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Além disso, as obras da escritoras, traduzidas para o alemão, inglês, francês, italiano, polonês, sueco, espanhol, tcheco e outras línguas, ganharam adaptações para o cinema, tv e teatro. 

O estado de São Paulo decretou luto oficial por três dias após o falecimento de Lygia. "A grande dama da literatura brasileira retratou a vida de gerações de homens e mulheres. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, em uma rede social.

A Academia Paulista de Letras publicou uma nota lamentando a morte da escritora. "A mais notável personalidade da literatura brasileira, patriota e democrata, já era lenda em vida. Permanecerá no Panteão das glórias universais e, para orgulho nosso, era mais academicamente bandeirante. Não faltava aos nossos encontros semanais no Arouche. A gigantesca e exuberante obra continuará a ser revisitada, enquanto houver leitor no mundo", escreveu José Renato Nalini.

Tags

Notícias Relacionadas