Notícias
Economia
Transações por Pix caem mais de 15% em janeiro após fake-news sobre taxação

Transações por Pix caem mais de 15% em janeiro após fake-news sobre taxação

Até então, em 2025 já foram registradas 2,29 bilhões de transferências.

| Autor: Redação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Por conta de toda polêmica envolvendo as diversas fake news que circulam sobre a proposta do governo de fiscalização do Pix, o volume de transferências neste modelo caiu em janeiro em comparação a dezembro, mas ainda mostra crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Banco Central (BC), entre 1º e 14 de janeiro, foram registradas mais de 2,29 bilhões de transações, movimentando cerca de R$ 920 bilhões.

Essa queda de 15,3% em relação a dezembro é atribuída ao período de férias e ao recebimento do décimo terceiro salário, que tradicionalmente resultam em menor movimentação financeira. Apesar disso, o volume de transações ainda é superior ao de janeiro de 2024, quando foram realizadas 1,75 bilhão de transações, movimentando R$ 659,7 bilhões.

O Ministério da Fazenda e o BC consideram a redução sazonal e dentro dos parâmetros esperados. O governo, em resposta às fake news, revogou novas regras de fiscalização e editará uma medida provisória para igualar o Pix ao dinheiro em papel, reforçando o sigilo bancário e a gratuidade da ferramenta para pessoas físicas.

Tags

Notícias Relacionadas