Notícias
Economia
Empreendedorismo Feminino: O protagonismo da mulher no mercado da confeitaria

Empreendedorismo Feminino: O protagonismo da mulher no mercado da confeitaria

As mulheres representam cerca de 46% dos empreendedores iniciais no Brasil.

| Autor: Ramilton Silva

Foto: Freepik

O crescimento do número de mulheres à frente de negócios no Brasil é um fato que tem se tornado cada vez mais realidade. Toda essa imersão no mundo empresarial tem mostrado cada vez mais o potencial de liderança e o olhar inovador que o público feminino tem.

Todas essas mudanças que estão sendo redefinidas pelas mulheres vem gerando impactos significativos tanto na economia quanto no social, pois com o surgimento de novas empresas, consequentemente vem novas oportunidades de trabalho tanto para outras mulheres quanto para a sociedade de um modo geral.

De acordo com um levantamento do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, as mulheres representam cerca de 46% dos empreendedores iniciais no Brasil.

Esse aumento no número de mulheres empreendedoras pode ser atribuído a diversos fatores como o da igualdade de oportunidades, o empoderamento feminino e principalmente ao reconhecimento do seu próprio potencial. 

Em entrevista para o Varela Net, a Designer e empresária do segmento da confeitaria, Thais Bahia que possui uma sociedade com sua mãe Kêu Ribeiro, pontuou que o crescimento no número de lideranças femininas está relacionado aos posicionamentos assertivos que as mulheres estão tomando nos lugares e no mercado empreendedor.
 
“Redes e comunidades sempre tornam os movimentos mais fortes. Gostamos de pertencer. E pertencer nos movimenta, nos faz sentir a nossa potência e força enquanto mulher. Então vejo que estamos num momento de muito movimento e de muita quebra de padrão pelas mulheres. Isso funciona como uma rede e traz naturalmente outras mulheres para o cenário, o que é muito bom.”

Com a inserção das mulheres no mercado do empreendedorismo, diversos setores têm ganhado destaque no mundo dos negócios, em especial a área da confeitaria. Esse universo culinário vem mostrando como as pessoas podem inovar e até mesmo aproveitar as suas próprias habilidades ao seu favor, transformando a sua paixão em negócio lucrativo.

 Trajetória de negócio

A trajetória de negócio para uma pessoa que já empreende ou pretende empreender é sempre algo interessante para se analisar, pois mostra um pouco de como é o processo inicial daquela pessoa, os desafios enfrentados por ela e as experiências adquiridas nessa jornada inicial do empreendedorismo.
 
A empresária Thais Bahia contou um pouco do seu processo como uma empreendedora do ramo da confeitaria, ela destacou que sua jornada inicial partiu de uma necessidade de aumentar a sua renda.

“Quando me dei conta de que me salário regular não seria o suficiente para dar conta das minhas despesas, comecei a estudar possibilidades viáveis no ambiente onde eu estava, e, percebendo a necessidade específica do local, comecei no mundo dos negócios vendendo brigadeiro para os meus colegas de trabalho.  E foi assim o início de tudo desta história. Depois fomos crescendo de maneira orgânica pois muita gente passou a conhecer nossos produtos. Os sócios que iniciaram comigo saíram do negócio e me juntei a minha mãe, que também sempre teve uma veia empreendedora forte.”

A empreendedora destaca que diante dessa jornada houveram algumas dificuldades, a exemplo da conciliação entre o seu trabalho diário em uma outra empresa, com as atividades da sua confeitaria, e a exposição na hora de vender o produto para outras pessoas.

O cenário da confeitaria em Salvador

Qualquer pessoa que pense em iniciar um negócio, correrá o risco de enfrentar alguns obstáculos para se estabelecer no mercado, durante a entrevista foi perguntado para Thais Bahia quais foram suas dificuldades para se adaptar na área e como é o cenário do seu empreendimento em Salvador.
 
Ela disse que para ela não foi difícil se estabelecer, já que ela começou em um ambiente bastante específico.

“No local que eu comecei não tinham concorrentes, então aproveitei esta oportunidade para crescer lá dentro. O negócio sempre teve uma qualidade de produto muito boa, então fomos crescendo muito de maneira orgânica e utilizando a ferramenta mais poderosa de divulgação: o boca a boca.”

Mensagem para as futuras empreendedoras 

Muitas mulheres carregam dentro de si o sonho de empreender para ter sua própria independência financeira, e ter um incentivo faz total diferença neste processo. Thais Bahia junto com sua sócia Kêu Ribeiro são exemplos claros de empresárias de sucesso.

Ela entende que uma mensagem de incentivo faz total diferença na vida das pessoas, a empresária deixou um recado de encorajamento para outras mulheres que buscam entrar no mercado da confeitaria ou de qualquer outro ramo do empreendedorismo. Ela destaca que se você tem um objetivo claro e um motivo, o importante é não desistir.

“Tudo na nossa vida funciona assim, com foco, energia e determinação. E se a gente não tiver esse motivo muito claro na mente é fácil desistir das coisas, porque no meio do caminho encontraremos muitas e muitas pedras. Se a gente não sabe o porquê do que estamos fazendo, as pedras são somente problemas, coisas ruins. Mas quando a gente sabe exatamente onde quer chegar, as pedras se tornam desafios que sabemos que precisamos ultrapassar. Isso muda muito a perspectiva das coisas.”

 

Thais Bahia e Kêu Ribeiro - Empreendedoras

Instagram - @docedebolso

Reprodução: Arquivo pessoal

 

Tags

Notícias Relacionadas