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Da tradição à inovação: como a confeitaria aproveita a época Natalina?

Da tradição à inovação: como a confeitaria aproveita a época Natalina?

Como a venda de panetones artesanais pode impulsionar um pequeno negócio?

| Autor: Deivide Sena

Foto: Divulgação/Iaas Trufas

O fim de ano é uma época muito importante para o empreendedorismo no Brasil, especialmente para o setor gastronômico. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), no período natalino de 2023 as vendas de panetones registraram um aumento de 31,5%, em comparação ao ano anterior.

O sabor tradicional dos panetones ainda é o preferido dos consumidores, porém, para quem deseja construir uma base de clientes fiéis, investir em novos sabores pode ser um grande diferencial. Se preparar para essa época do ano e acompanhar as tendências do momento pode resultar em grandes conquistas para o empreendimento. 

A Iaas Trufas, doceria soteropolitana idealizada por Iamara Reis, 32 , montou um cardápio exclusivo para essa época do ano, que vai do tradicional chocotone com gotas de chocolate, ao surpreendente panetone salgado. A profissional contou que nessa época do ano, o número de clientes do seu empreendimento cresce consideravelmente. "Muitas pessoas procuram os itens para incluir nas ceias ou confraternizações, pois comprar se torna mais prático do que fazer", revelou a doceira.

Foto: Divulgação/Iaas Trufas

 

Um ponto crucial para o sucesso é a precificação correta do produto. Para garantir sustentabilidade no negócio, é essencial calcular todos os custos de produção, como ingredientes, embalagens e energia, além de incluir a margem de lucro. A Iaas Trufas pretende lucrar cerca de R$5 mil neste final de ano, por isso, calculou os gastos que terá com as produções.

Para a produção de cada Panetone tradicional de 100g, item mais barato do cardápio de Natal, a doceria gastou, em média, R$6,35 e pretende lucrar R$9,65. Já para o Panetone Trufado de 500g, item mais caro do cardápio, o empreendimento investiu cerca de R$48,08 e busca um retorno de R$46,91 com as vendas. 

Foto: Divulgação/Iaas Trufas

 

Neste ano, a expectativa da ABIMAPI é um crescimento de 3% a 5% no faturamento da categoria. Por isso é importante estar atento às oportunidades. "É importante ter perseverança, não desistir no primeiro obstáculo, divulgar bastante e investir no boca a boca, pois esse é o melhor método de divulgação", aconselha Iamara. 

Para entrar em contato com a Iaas Trufas, basta acessar o Instagram da marca (@iaastrufas) ou encaminhar uma mensagem para o whatsapp (71) 98303-6862.

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