Notícias
Cidade
Vagões exclusivos para mulheres e seus impactos no cotidiano

Vagões exclusivos para mulheres e seus impactos no cotidiano

Prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou no fim do mês de março, uma lei destinada a vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico nos metrôs de Salvador

| Autor: João Victor Viana

Foto: Sefaz BA

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou no fim do mês de março, uma lei destinada a vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico nos metrôs de Salvador. Conforme a gestão municipal, a lei pretende combater o assédio e garantir maior segurança às mulheres durante os horários mais movimentados.

De acordo com a legislação, os horários de pico no turno matutino foram decididos entre 6h e 9h, e o vespertino de 17h às 20h, durante, segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados e final de semana. A quantidade de vagões exclusivos será determinada pela CCR Metrô Bahia, tendo em conta o fluxo de passageiros durante os turnos.

Uma estudante que costuma usar o metrô durante os dias da semana, principalmente nos horários de pico, falou sobre a iniciativa, mas também alertou sobre o funcionamento dos vagões. "A iniciativa é ótima, porém, acho que deveria ser durante o funcionamento normal do metrô, todos os dias da semana e do momento de abertura até o fechamento."

Ela também abordou o assédio que muitas mulheres enfrentam ao frequentar vagões sem exclusividade, e espera ter um percurso tranquilo, sem se preocupar com quem senta ao seu lado. "Nós mulheres sofremos assédio todos os dias, seja uma olhada, comentário ou contato físico mais invasivo. Acredito e espero que com essa nova implantação consigamos ter um percurso mais tranquilo, sem se preocupar com quem senta ao nosso lado." Complementou a jovem estudante.

Ela também cita que se sente mais segura, porém não mais em um quesito geral. "Sim, me sinto mais segura, em relação ao assédio, porém, não mais segura em um quesito geral." Terminou a estudante.

Tags

Notícias Relacionadas