Notícias
Cidade
União feminina no volante: Motoristas formam grupo e app exclusivo para mulheres

União feminina no volante: Motoristas formam grupo e app exclusivo para mulheres

Mulheres encaram os desafios do dia-a-dia em trabalhar com serviços de transporte, e para isso, desenvolveram métodos para se auxiliar

| Autor: João Grassi*

Foto: Reprodução

Cada vez mais presentes em todas as esferas da sociedade, as mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos em determinados tipos de trabalho, como é o caso das quais atuam como motorista por aplicativo. Além dos problemas gerais enfrentados por quem realiza serviços de transporte, as mulheres ainda tem outros problemas: Violência, preconceito e machismo são algumas das situações vividas por quem está nesse dia-a-dia.

Pensando em lidar com esses desafios da melhor maneira possível, as motoristas de Salvador resolveram montar um grupo na rede social WhatsApp, que é composto apenas por mulheres da categoria. Quase 60 delas se uniram na intenção de se ajudarem, principalmente em ocasiões de mais risco, como corridas a noite ou em bairros menos seguros.

"A gente está sempre ligada uma na outra. Toda vez que saímos para trabalhar dividimos a localização. Qualquer problema que tivermos, ou se demoramos muito de nos comunicar durante a noite ou dia, ficamos sempre ligadas para saber porque está demorando de falar, onde está, se o pneu fura, qualquer problema que aconteça, a outra está sempre disposta. Isso ajuda muito no processo, principalmente da noite", disse Ana Karina Lima, motorista de 34 anos.

O grupo foi batizado como "Guerreiras do asfalto", e já existe desde maio de 2020, trazendo mais conforto para as profissionais da classe, onde trocam informações e se auxiliam no que puderem.

Recém chegado na capital baiana, outro recurso utilizado pelas motoristas e clientes mulheres tem sido o aplicativo Lady Driver. A novidade surgiu na cidade em fevereiro deste ano e vem ganhando espaço entre as trabalhadoras do ramo.

Tendo algumas similaridades com outros aplicativos de corridas, a plataforma é feita apenas para o público feminino. Motoristas mulheres levam clientes mulheres, que por vezes não se sentem seguras em fazer viagens com condutores do sexo masculino, visto que o índice de violência e feminicídio em Salvador é alto.

Conforme a assessoria do aplicativo, todas as mulheres cadastradas passam por uma verificação de CPF, com objetivo de conferir se há alguma irregularidade nos registros, como falsificações ideológicas. Existe também uma verificação de antecedentes criminais das condutoras, tudo pensando em trazer o máximo de segurança possível.

"É um aplicativo que traz acima de tudo, muita segurança para a passageira e para a motorista. Não que a mulher não tenha nenhum risco, mas é muito menor", disse Ana Karina.

A única excessão para homens é a opção de transportar filhos, no caso crianças e adolescentes, de quem é usuário do app. É possível fazer um cadastro com essas informações sobre a família da mulher que utiliza a plataforma.

O Lady Driver ainda possui a opção de agendamento, em que é possível marcar um horário com uma motorista do aplicativo para realizar a corrida em outro momento.

"Quando a gente que dirige em outros aplicativos, e faz corrida para mulheres, muitas falam que se pudessem só usariam o aplicativo exclusivo para mulheres, que se sentem mais seguras", comentou Ana.

*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas