Notícias
Cidade
Terceirizados da central telefônica do INSS paralisam atividades na Bahia

Terceirizados da central telefônica do INSS paralisam atividades na Bahia

Manifestantes dizem que salários são pagos com atraso há pelo menos seis meses

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia


Funcionários de uma empresa de telecomunicações que terceiriza serviços ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia interromperam as atividades e fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador. Os servidores do órgão já estão em greve há 12 dias e decidiram manter a mobilização após assembleia realizada na quinta-feira (7).

O ato aconteceu na sede da empresa, no bairro Caminho das Árvores. Os trabalhadores gritaram cânticos de ordem para cobrando a regularização dos salários, que há seis meses é pago com atraso.

“Já temos meses atrasando o recebimento e aqui a gente só é cobrado. O INSS para, então a gente também vai parar”, disse uma das funcionárias, que não teve nome divulgado.

O grupo alega que neste mês o salário deveria ter sido debitado até quarta-feira (6). Entretanto, ainda não consta na conta corrente.

“Eles dizem que há inconsistência no banco e não resolvem o problema. Desde o ano passado é assim. Se não entrar o salário, vamos continuar parados. É muito difícil porque a gente só é cobrado, o tempo inteiro, mas não tem direito ao básico, que é receber em dia”, comentou a funcionária.

Segundo o INSS, o atendimento telefônico via número 135 é prestado por três centrais: uma em Salvador, e outras nas cidades pernambucanas de Recife e Caruaru. Em caso de intercorrência com alguma central, as ligações são automaticamente encaminhadas para as demais, com objetivo de não prejudicar o atendimento.

Ainda de acordo com o instituto, além do atendimento pela unidade telefônica, o usuário pode buscar atendimento online no portal do órgão ou pelo aplicativo "Meu INSS". Sobre as queixas dos funcionários da empresa terceirizada, o órgão não se manifestou.

A Tel informou que o salário dos funcionários atrasou por conta de um erro no sistema. Conforme a empresa, é algo pontual e já está sendo resolvido, com previsão de ser solucionado entre esta sexta e a próxima segunda-feira (11). Ainda segundo a companhia, a situação aconteceu em duas unidades da Tel e os funcionários de outros pontos receberam os pagamentos normalmente.

Os servidores do INSS se reuniram em assembleia, na quinta-feira (7), em frente a agência da Previdência Social de Brotas, e decidiram seguir com a greve, que já chega ao 12º dia nesta sexta-feira (8). Na ocasião, o grupo redigiu uma carta e pretende entregá-la aos deputados federais baianos na semana que vem.

A categoria reivindica reajuste salarial de 19,9% e diz que há três anos não ocorre correção nos vencimentos dos trabalhadores. Além disso, solicitam a realização de concurso para suprir o déficit de pessoal e melhoria nas condições de trabalho.

Tags

Notícias Relacionadas