Notícias
Cidade
Taxa de esgoto: como os serviços prestados afetam os baianos?

Taxa de esgoto: como os serviços prestados afetam os baianos?

Com aumento na tarifa, a população fica insatisfeita com a situação

| Autor: Pedro Duarte

Foto: Ascom/Embasa

 

O pagamento da taxa de esgoto desempenha um papel importante na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde pública. A Lei Federal 11.445, de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, contempla os serviços de esgotamento sanitário aqui no Brasil. Porém, em locais onde o serviço já está universalizado, a tarifa de esgoto pode ser até o dobro da tarifa de água em alguns casos. Essa cobrança é feita para garantir a sustentabilidade e manutenção dos sistemas em geral, permitindo a expansão dos serviços e a preservação da infraestrutura existente.

A tarifa de água/esgoto teve um reajuste de 5,8% desde o início de agosto deste ano, o que futuramente produzirá reflexos nas contas com vencimento em setembro. O valor foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), e ainda é menor do que o percentual de 9,09% solicitado pela Embasa.

Em pesquisa feita em nosso Instagram, os leitores demonstraram clara insatisfação com o valor cobrado. "Um absurdo, pois a gente nem usa muito e é quase a mesma coisa que se paga na água" relata Tânia, seguidora do portal. "Assim como outros serviços, esse saneamento básico precisa ser revisto pra ontem" conta Carlos, também leitor da página. 

“A tarifa de esgoto custa 80% da quantidade de água consumida pelo consumidor”, é o que diz Kátia Côco, diretora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP). Esta é a porcentagem recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas como coeficiente de retorno. Ela explica que 80% da água consumida nas residências retorna como esgoto. Já os outros 20% são perdidos na evaporação, em consumo de alimentos e entre outros.

“É importante que a população se conscientize de que, a partir do momento que ela tem um serviço de esgoto, ela tem um serviço diferente do que o de água. É um serviço adicional, que consiste na coleta pública e transporte do material até as estações de tratamento, onde o esgoto é tratado para depois ser devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientalmente adequados. Ter o esgoto coletado e tratado implica na redução da poluição e, progressivamente, para ter praias mais limpas, balneáveis e com condições melhores do que seriam, caso não houvesse o tratamento do esgoto”, finaliza Kátia.

Em resposta ao aumento, a Embasa reafirmou seu compromisso com a qualidade dos serviços e enfatizou a necessidade de investimentos para garantir que o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto seja sustentável. "Estamos constantemente buscando maneiras de otimizar nossos processos e reduzir custos, mas o aumento dos preços de insumos e a necessidade de modernização das infraestruturas tornam o reajuste uma necessidade", afirmou a empresa em nota oficial.

É fundamental para os usuários ficarem atentos às novas tarifas e planejar seus orçamentos para acomodar o ajuste e saber como isso pode afetar sua conta. Para mais detalhes sobre o mesmo, é possível entrar em contato com a Embasa através dos canais de atendimento disponíveis no site oficial da empresa.
 

Tags

Notícias Relacionadas