SSP identifica adolescentes que espalharam boatos sobre ataques a escolas na BA
Pasta disponibiliza canal para receber informações sobre possíveis ameaças, por meio do Disque-Denúncia (181)
Foto: Camila Souza/GOVBA
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou nesta quarta-feira (12) ter identificado cinco adolescentes, em cidades distintas do estado, boatos sobre supostos ataques a escolas. Segundo a pasta, todos foram conduzidos a unidades da Polícia Civil para as apurações regulares e aplicação das medidas previstas na legislação.
A SSP afirma que, a despeito de a maioria das ameaças informadas e identificadas ser falsa, tratará todas como se fossem reais.
Segundo a pasta, a propagação das mensagens visam tão somente disseminar o pânico na comunidade acadêmica.
A secretaria, no entanto, afirma estar atenta a possíveis ameaças de ataques a escolas no estado.
Ação preventiva e canais de denúncias
Em nota, a pasta de Segurança afirma que atua de forma preventiva, com reforço dos canais de inteligência da SSP, da Polícia Militar e da Polícia Civil, em especial aqueles que tocam nas unidades educacionais de todo o estado.
"Continuaremos firmes na vigilância e com o trabalho de inteligência. Escola é local de conhecimento, cultura e harmonia. Não permitiremos esse tipo de conduta, gerando transtornos para alunos, professores e familiares", diz Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.
A SSP está disponibilizando um canal dedicado para a comunicação de possíveis ameaças, por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas às forças policiais. Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados pelo site www.disquedenuncia.com.
Informações sobre ameaças também podem ser encaminhadas por meio do site do Ministério da Justiça.