Rodoviários de Salvador decretam estado de greve
Decisão foi tomada após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (11), na Estação da Lapa
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Após assembleia do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, realizada manhã desta quinta-feira (11), na Estação da Lapa, em Salvador, os trabalhadores decretaram estado de greve na capital baiana. A classe cobra um aumento de 10% no salário e no ticket-alimentação, mas não recebeu uma contraproposta dos empresários que administram as empresas de ônibus em circulação na cidade.
Fábio Primo, presidente do sindicato, afirma os rodoviárias ficaram revoltados após não haver qualquer proposta por parte dos empresários. "A gente precisa fazer a proposta até o fim de março, o que fizemos. Estamos em maio e nenhuma proposta foi feita por eles, não recebemos nenhum retorno. Um desrespeito com o trabalhador essencial", diz o presidente do sindicato.
Os ônibus não irão parar de circular imediatamente. Um edital que viabiliza a entrada em uma greve geral será publicado após 72 horas, o que possibilitaria a paralisação do serviço já no próximo domingo (14). Contudo, os trabalhadores não devem parar antes da próxima terça (16), quando terá uma nova reunião.
"Temos uma reunião de conciliação com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os empresários. Esperamos ter lá um avanço nas negociações e, enfim, ouvir uma proposta por parte dos empresários porque o aumento anual é um direito nosso. Ou tem acordo ou vai ter greve", completou Fábio Primo.