Prefeitura promove capacitação para 900 ambulantes que atuarão no Festival Virada Salvador
Ação será realizada no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, localizado na Rua da Ilha, em Itapuã
Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Os ambulantes que vão trabalhar no Festival Virada Salvador 2025 passarão por um curso de capacitação na próxima quarta-feira (18). A ação será organizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Ordem Pública (Semop), e acontecerá no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, localizado na Rua da Ilha, em Itapuã.
O treinamento para os ambulantes tem o objetivo de preparar os comerciantes informais para atender às exigências de segurança, saúde e qualidade na oferta dos serviços prestados no maior evento de Réveillon da cidade, que será realizado entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena "O Canto da Cidade", na Orla da Boca do Rio.
O curso é obrigatório para os trabalhadores que irão atuar no evento e ocorrerá em dois turnos (manhã e tarde), com os ambulantes divididos em dois grupos, de acordo com a letra inicial do primeiro nome. Das 8h às 12h, serão capacitados os vendedores com nomes iniciados pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H, I e J. Já na parte da tarde, entre 13h e 17h, o curso é ofertado para os profissionais com nomes começados pelas letras L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, W, X, Y, Z. Informações sobre a lista foram divulgadas no Diário Oficial do Município (DOM) e estão disponíveis no Sistema de Credenciamento de Ambulantes.
A Prefeitura alerta para que os participantes cheguem com antecedência ao local com um documento de identificação oficial com foto, no horário correto, conforme a programação. O não comparecimento à capacitação resultará na exclusão do credenciamento. Segundo o secretário da Semop, Alexandre Tinoco, a medida é fundamental para garantir a organização e o sucesso do festival, consolidado como uma das maiores festas de fim de ano do Brasil.
Fiscalização
Durante o Festival Virada Salvador 2025, a Semop estará atuando com 300 colaboradores, incluindo agentes de fiscalização e salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). Não será permitida a venda em carros de mão, fogareiros, ou embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças. Essas devem ser substituídas por descartáveis.