Prefeitura entrega nova escola em homenagem ao comunicador Raimundo Varela
Escola contou com investimento de R$ 16,5 milhões e conta com 18 salas de aula climatizadas
Foto: Betto Jr. / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (20) a Escola Municipal Radialista Raimundo Varela Freire Júnior, localizada na Rua Arco do Triunfo, no bairro de Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário. O novo equipamento contou com um investimento de R$ 16,5 milhões. A nova escola possuí 18 salas de aula climatizadas, quadra coberta, acessibilidade total, auditório, brinquedoteca, refeitório, playground e outros espaços voltados ao aprendizado e bem-estar dos alunos.
Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis destacou a importância das novas obras entregues no Subúrbio Ferroviário através do Novo Mané Dendê. “Todas essas intervenções têm valor, mas sabe qual é a obra mais importante, a que traz mais alegria e felicidade ao inaugurar? Uma escola como essa. Porque apenas uma estrutura como essa tem a capacidade de mudar o presente e, principalmente, o futuro dessa cidade. Essa unidade vai atender a 540 alunos por turno e não deixa a desejar a nenhuma escola particular da cidade de Salvador. É a 27ª escola que estamos entregando, sendo que duas delas foram aqui na região do Novo Mané Dendê”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Educação (Smed) de Salvador, Thiago Dantas, destacou que a unidade veio para fortalecer a Rede Municipal de Ensino. “Além da infraestrutura acolhedora para os alunos, a escola conta com uma equipe pedagógica comprometida com uma educação de qualidade, que vai fortalecer e dar perspectiva de futuro para as crianças da região. Essa é a 27ª nova escola que entregamos à cidade, num padrão altíssimo. Ainda entregaremos mais 25 ao longo do ano”, afirmou.
Homenagem
A escola presta homenagem a Raimundo Varela (1947-2023), um dos mais influentes comunicadores da Bahia. Radialista e apresentador de TV, Varela marcou gerac?o?es com sua atuac?a?o na imprensa, principalmente no comando do programa Balanc?o Geral, conhecido pelo tom direto e pela defesa das causas populares.
Bruno Reis falou sobre a homenagem: “Sem sombra de dúvidas, o maior comunicador da história da Bahia. Não poderia existir homenagem melhor do que colocar o nome dele numa escola aqui no Subúrbio, onde ele nasceu e viveu. Varela foi, por muito tempo, a voz das pessoas do Subúrbio. Ele chamava a atenção diariamente, seja no rádio, seja na TV, para os problemas que existem nesta região. Ele falava em nome das pessoas que não tinham condições de chegar às autoridades e aos órgãos públicos”, afirmou.