Pix é utilizado por 71% dos brasileiros e taxa de aprovação aumenta em 9 pontos
A maior resistência para usar a ferramenta é entre as pessoas de baixa renda
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta terça-feira (28), o Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos do Banco Central, já é utilizado por 71% dos brasileiros. A taxa de aprovação aumentou 9 pontos em 12 meses e chegou a 85%.
Entre os jovens (de 18 a 24 anos), a aprovação do Pix chega a 99%, patamar semelhante à faixa etária seguinte (de 25 a 44 anos), com 96%. Já entre os que têm mais de 60 anos, o percentual de aprovação cai para 65%, de acordo com a quarta edição do Radar Febraban.
A maior resistência para usar o Pix é entre as pessoas de baixa renda e os de menor escolaridade, mas ainda assim em patamares de adesão superiores a 50%. Dos que têm até a escolaridade fundamental, 53% utilizam o Pix, enquanto no grupo de pessoas com renda de até dois salários-mínimos, a taxa de adesão ao sistema do BC é de 64%.
No Pix, para um terço dos entrevistados há uma diferença sobre a percepção de segurança do serviço. Para 32%, o sistema dos bancos é mais seguro do que o oferecido por fintechs. Já outros 32% destacam que o sistema é igualmente seguro nos dois tipos de instituições.