Notícias
Cidade
Mauricio de Sousa perde disputa na Academia Brasileira de Letras

Mauricio de Sousa perde disputa na Academia Brasileira de Letras

Criador da Turma Mônica foi vencido pelo filólogo Ricardo Cavaliere

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, perdeu a disputa pela cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras. Por 35 votos a dois, o escritor foi vencido pelo filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos.

Após ser eleito para a cadeira antes ocupada pela escritora Cleonice Berardinnelli, Cavaliere comemorou a vitória.

"Todos nós que temos uma trajetória de vida dedicada à pesquisa e ao ensino dentro das letras, que resultam no ingresso na Academia Brasileira de Letras, claro que nos sentimos muito felizes, realizados e dispostos a trabalhar mais ainda dentro da nossa profissão".

Já Maurício de Sousa publicou um vídeo nas redes sociais dando os parabéns a Ricardo Cavalieri pela candidatura, os votos que recebeu e todo o apoio durante a campanha.

"Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura. Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras", escreveu Mauricio.


A candidatura para a vaga da cadeira 8, foi marcada por uma polêmica do jornalista James Akel, que também disputava o lugar com Mauricio de Sousa. 

Onde em entrevista à revista “ Veja”, Akel afirmou que "gibi não é literatura". O cartunista rebateu a crítica ao portal g1, dizendo ter ficado espantado com a repercussão.
Apesar de ter perdido a vaga, Mauricio de Sousa poderá concorrer em outras ocasiões, assim como Cavaliere participou de outra eleição.
 

Tags

Notícias Relacionadas