Notícias
Cidade
Mais de 9 mil alunos já retornaram às aulas presenciais em Mata de São João

Mais de 9 mil alunos já retornaram às aulas presenciais em Mata de São João

Município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) retomou o ensino presencial na Rede Municipal nesta segunda-feira (31)

| Autor: Redação

Foto: Matheus Lopes/Ascom Mata de São João

Aos poucos, as escolas de Mata de São João estão ganhando cor e vida com a movimentação das crianças na volta às aulas. Cerca de 9 mil alunos retornam para as aulas presenciais nesta segunda-feira (31). O município conta com 37 unidades de ensino, com creches (crianças de 2 a 5 anos), séries de anos iniciais (1º ao 5º ano), séries de anos finais (6º ao 9º ano) e educação de jovens e adultos (EJA).

Vacina no braço, máscara no rosto, álcool na mão e muita vontade de aprender. Assim estão os estudantes da rede municipal de ensino de Mata. Mas o maior objetivo deles é rever os colegas, os professores, além de fazer novas amizades. Por outro lado, os pais demonstram confiança nos protocolos de segurança, que continuam os mesmos já adotados no ano passado.

Para a empresária Isabel Chaves, 36, a vacinação da filha de 5 anos trouxe mais tranquilidade para o retorno às aulas presenciais. “Hoje, me sinto mais segura, minha expectativa é de que os cuidados continuem sendo mantidos pela unidade de ensino, mas agora com mais atenção. Pois são várias crianças juntas”, afirma a moradora do bairro do Diamante.

A volta da rotina escolar para pais e alunos foi tranquila, sem tumulto e com muita esperança. “Depois de dois anos de incertezas, com aulas remotas e muitos desafios, estamos agora começando um novo momento e eu estou feliz e confiante”, relata Rosa Borges, 47, mãe de Duda, 9, e avó de Iuri, 6, e de Abraão, 5. Todos estudantes da rede municipal de Mata.

“O retorno da convivência, do contato com os professores e colegas, vai trazer de volta o ritmo de estudo que foi perdido com o isolamento social. Com isso, o aprendizado será muito melhor. Vamos focar na recuperação das aprendizagens”, afirma o secretário de educação, Alex Carvalho.

O diretor da Escola Municipal Monsenhor Barbosa, Marcus Carvalho, conta que está bem animado com a volta às aulas. “Será um ano cheio de trabalho e aprendizado. Ver nossos corredores com crianças felizes, falando alto e sorrindo é muito bom, fico muito emocionado com o brilho no olhar de cada um deles”, relata.

Tags

Notícias Relacionadas