Notícias
Cidade
Mais de 46 mil casas já foram reformadas pelo programa Morar Melhor, em Salvador

Mais de 46 mil casas já foram reformadas pelo programa Morar Melhor, em Salvador

Prefeitura entregou mais 100 imóveis no bairro de Santa Mônica

| Autor: Redação

Foto: Betto Jr./Secom

Mais de 46 mil imóveis já foram reformados pela Prefeitura de Salvador em cerca de 300 comunidades da capital baiana, por meio do programa Morar Melhor. Nesta terça-feira (16), mais 100 casas reformadas foram entregues pela gestão municipal no bairro de Santa Mônica. Com isso, o bairro já conta com cerca de 200 lares reformados.

Segundo Bruno Reis, um dos maiores benefícios do programa é poder transformar a vida das pessoas sem que para isso elas tenham que deixar o seu local de origem.  “Dona Maria, que agora vai completar 70 anos e vai poder, com certeza, ter uma aposentadoria mais feliz, uma vida mais tranquila, onde seus netos e filhas possam fazer uma visita a ela e ter todo o conforto e dignidade”, afirmou

O gestor municipal também falou sobre os diferenciais do programa. “Esse programa tem essa capacidade de levar dignidade às famílias e de permitir que elas possam ter o sonho de ter uma casa nova, morando no mesmo local. A maioria dos programas habitacionais faz reassentamento em áreas distantes do Centro. O Morar Melhor não, ele reforma as casas das pessoas, deixando elas onde moram, preservando os seus costumes, seus vínculos e as relações que construíram em seus bairros”, acrescentou.

Após as obras de melhorias em seu lar, a aposentada Maria das Graças Conceição, de 69 anos, agora está dormindo mais tranquila, com a certeza de que não terá mais que lidar com as goteiras e infiltrações. A casa, situada na Travessa Elísio, contou com serviços de troca de telhado, reboco, pintura das paredes, instalações sanitárias, incluindo novo vaso sanitário, pia e revestimento da parede; além da troca da porta e janela e do recebimento inédito de alguns móveis que faltavam.

“É outra casa. Quando eu me lembro de como era e como está, fico muito feliz e agradeço a todos do Morar Melhor, porque minha casa está linda. O telhado estava quebrado, vazava água, o banheiro era ruim e a porta principal da casa também tinha problema. Era um sonho meu reformar aqui, mas eu não tinha condições, até que Deus colocou esse programa na minha vida. Agora eu estou bem”, conta ela, que mora no local há 49 anos. A aposentada hoje vive no local com uma filha, mas se orgulha por ter uma família grande, formada por cinco filhos, nove netos e cinco bisnetos, que agora terão mais conforto ao visitá-la.

Ao tomar um café com Maria das Graças na nova residência, Bruno Reis ouviu um pouco da história de vida dela. “Quem olha para a imagem da casa de Dona Maria antes da reforma do Morar Melhor sabe as dificuldades que ela passou dentro da sua casa para criar suas filhas e seus filhos. Ela me contou que o teto era baixo e que havia cômodos em que era preciso se abaixar para passar. Dona Maria morava de uma forma, agora mora muito melhor”, disse ele.

“Esse é o nome e o objetivo do programa. Eu tenho certeza que o nosso trabalho mudou de verdade a vida de Dona Maria e de seus filhos, além da vida de outros 100 moradores daqui do bairro e de seus familiares e o depoimento dela é exatamente o depoimento de outras 46 mil pessoas beneficiadas pelo programa em Salvador”, ressaltou o prefeito.

Outras obras

Além da reforma dos imóveis, Bruno Reis informou que, em breve, fará a limpeza do canal que corta o bairro e disponibilizará o fumacê para ajudar a amenizar os impactos do verão. Ele lembrou que a Prefeitura está fazendo a urbanização de uma praça no bairro e estuda uma área adequada para a construção de uma creche e escola Municipal. Além disso, já está planejada a requalificação do campo do bairro e a transformação da área esportiva em uma arena.

Funcionamento 

O Morar Melhor é realizado em casas em situação precária, seguindo estes critérios: precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Não é realizada inscrição para o Morar Melhor. As equipes do programa vão até o local e fazem o cadastramento das famílias, de acordo com os critérios citados. As obras são realizadas de acordo com a escolha dos próprios moradores.

Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou 46.720 imóveis em cerca de 300 comunidades da capital baiana.

Tags

Notícias Relacionadas