Notícias
Cidade
Ladeira da Montanha segue interditada após casarão tombado pelo Iphan desabar

Ladeira da Montanha segue interditada após casarão tombado pelo Iphan desabar

Trecho deverá ser liberado na próxima semana

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma das principais ligações entre as cidades Alta e Baixa, a Ladeira da Montanha continua interditada nesta sexta-feira (22), após uma parte de um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desabar no local. Ninguém ficou ferido no incidente.

A interdição ocorreu no início da manhã de quinta-feira (21), quando o primeiro deslizamento dos escombros aconteceu. Na sequência, uma parte maior do casarão desabou e bloqueou ainda mais a via.

Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) compareceram ao local e realizaram uma avaliação do trecho, que ainda não tem um tempo previsto para liberação. O órgão alegou que o casarão estava escorado por vigas metálicas, que já estavam oxidadas por conta da exposição ao tempo.

A Codesal ainda detalhou que apesar de tombado, o imóvel pertence à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), e foi comprado junto com outros casarões da região, pelo governo do Estado.

Além da análise da Defesa Civil, o Iphan também fará estudo no local. Em conversa com o g1, o Instituto informou que os riscos na área do casarão só poderão ser identificados no início da semana que vem, após a vistoria que será realizada pela Defesa Civil e emissão de laudo sobre a situação.

O Iphan disse também que já recomendou o isolamento da área até que sejam realizados os serviços necessários à garantia da segurança, em parceria com a Codesal. A limpeza dos escombros será feita pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), quando a área for liberada, após os órgãos atestarem a segurança no local.

O tráfego de veículos e pessoas foi suspenso. Com o bloqueio, automóveis que saem da Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, para acessar a Montanha, são desviados para a Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Contorno.


 

Tags

Notícias Relacionadas