Notícias
Cidade
Homens são presos ao extraírem areia de área de proteção ambiental em Lauro

Homens são presos ao extraírem areia de área de proteção ambiental em Lauro

Os quatro suspeitos foram flagrados sem autorização para realizar a extração

| Autor: Reprodução

Foto: Redação

Quatro homens foram flagrados extraindo, de forma ilegal, um alto volume de areia, em uma área de proteção ambiental (APA) localizada no município de Lauro de Freitas, que fica na Região Metropolitana de Salvador. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (8).

Dois dos quatro envolvidos conseguiram fugir e os outros dois foram presos pela polícia. Eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, já que se tratava de um crime contra o meio ambiente, pois a extração aconteceu em uma APA.

Um caminhão do tipo caçamba foi apreendido junto com os suspeitos. O veículo também foi levado para a sede da PF. Não foram divulgados detalhes se eles permanecem detidos, na manhã desta quinta-feira (9).

A extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de delito: usurpação de bem pertencente à União, com pena de um a cinco anos de detenção, e crime ambiental, com pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença.

A extração irregular de areia, aliada a falta de fiscalização, culmina em problemas assoreamento dos cursos d'água, formação de processos erosivos e supressão da vegetação, tornando o ambiente mais vulnerável.

Tags

Notícias Relacionadas