Ex-funcionários da Ford protestam em Camaçari
Manifestação é realizada porque a empresa ainda não pagou a indenização dos trabalhadores das empresas parceiras da montadora
Foto: Reprodução
Ex-funcionários da Ford, a montadora de veículos, protestaram na manhã desta sexta-feira (14), na BA-535, mais conhecida como Via Parafuso, em Camaçari. Pneus foram incendiados e a pista foi bloqueada pelos manifestantes.
Segundo os trabalhadores, o protesto é realizado porque a Ford ainda não pagou a indenização dos ex-funcionários das empresas parceiras da montadora.
A Ford anunciou o encerramento das atividades no Brasil em janeiro de 2021. Além da fábrica em Camaçari, a empresa também estava em Taubaté (SP) e em Horizonte (CE), sendo a quinta maior vendedora de carros no Brasil, com 7,14% do mercado.
A montadora informou que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Segundo a Ford, cinco mil empregados seriam afetados, mas o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia alegam que são 12 mil desempregados.