Estudantes do curso de Medicina pedem prisão de reitor de faculdade em Salvador
Universitários afirmam que a faculdade descumpre decisão judicial que permite o grupo se formar sem realizar o Enade
Foto: Reprodução
Um grupo de estudantes de Medicina da Unifacs (Universidade Salvador), entraram na justiça com um pedido de mandado de prisão contra o reitor da instituição, Abílio Gomes, e o coordenador do curso, Victor França de Almeida.
A acusação dos alunos é de que o reitor e o coordenador não estão cumprindo uma determinação judicial que exige que a universidade providencie os meios necessários para os alunos se formarem imediatamente após concluírem os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a colação de grau, sem a necessidade de realizar o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudante).
O Enade é uma prova que acontece de 3 em 3 anos, que serve para avaliar o desempenho dos estudantes na instituição, ela também é importante para a universidade por conta da classificação, se os alunos se destacarem, a faculdade se destaca.
Estudantes relataram que a Unifacs está tentando obrigar os alunos a realizarem o Enade para alcançar notas elevadas junto ao Ministério da Educação. No entanto, essa decisão atrasa os futuros médicos a exercerem sua profissão.