Embasa identifica e remove 32 ligações clandestinas de água em condomínio de luxo na Barra do Jacuípe
Fraude desviava cerca de 480 mil litros de água por mês; empresa reforça fiscalização contra irregularidades
Foto: Reprodução/ assessoria
Como parte das ações da Operação Carnaval 2025, a Embasa identificou e removeu 32 ligações clandestinas de água em um condomínio de alto padrão na localidade de Barra do Jacuípe, no litoral de Camaçari. Segundo a empresa, o volume desviado mensalmente chegava a 480 mil litros. Além disso, outras 13 ligações irregulares foram regularizadas.
O gerente regional da Embasa em Camaçari, Laesandro Araújo, destacou os impactos dessas fraudes: “O furto de água prejudica o abastecimento de quem paga a conta em dia, já que o volume projetado pela Embasa se destina aos imóveis cadastrados. Além disso, as ligações clandestinas expõem a água a contaminantes, colocando em risco a saúde das pessoas.”
O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, com pena prevista de um a quatro anos de prisão, além de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal. A Embasa reforça a importância das denúncias anônimas para coibir essas irregularidades. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 0555 195 ou nos canais de atendimento virtual (site e aplicativo).